TC School / Mercado de ações

Entenda o índice S&P 500 da Bolsa americana

04/01/2021 às 17:00

TC School TC School

Quem acompanha o mercado financeiro certamente já deve ter ouvido falar do índice S&P 500. Afinal, é um dos principais índices das bolsas mundiais. Desta forma, neste texto vamos explicar melhor este índice da Bolsa americana, elencando os seguintes pontos:

  • O que é o S&P 500?
  • Como o S&P 500 é composto?
  • Maiores empresas do índice
  • Como investir neste índice?
  • Rentabilidade histórica
  • Vale a pena investir?

Boa leitura!

Índice S&P 500

O que é o S&P 500?

O Standard & Poor’s 500 (S&P 500) é um índice composto pelas 500 maiores empresas dos Estados Unidos listadas na NYSE e NASDAQ.

O índice S&P500 é considerado como a principal referência (benchmark) para o mercado de ações americano. Sendo assim, o índice S&P 500 busca representar o mercado de forma neutra, investindo em ações de todos os setores e ponderando os pesos das posições pelo valor de mercado das empresas dos Estados Unidos.

Como o S&P 500 é composto?

Como dito anteriormente, o S&P 500 utiliza um método de ponderação de capitalização de mercado, o qual permite que uma porcentagem maior seja atribuída às empresas com maior capitalização de mercado. Ou seja, as maiores empresas americanas têm uma maior representatividade no índice.

Além disso, para compor o índice o ativo tem de respeitar os seguintes critérios:

  • Ter um valor de mercado mínimo de 6,1 bilhões;
  • Deve ter operação nos Estados Unidos;
  • Ao menos 50% de Free Float;
  • Não pode ser Penny Stock (valor da ação inferior a 1 dólar);
  • Pelo menos 50% da sua receita deve vir dos Estados Unidos;
  • Ter apresentado lucro nos últimos 12 meses; e
  • As ações devem ser listadas na Bolsa de Valores de Nova York, Investors Exchange, NASDAQ ou BATS.

S&P 500: empresas do índice

Hoje, as 10 empresas com maior participação dentro do índice S&P 500 são:

  1. Apple
  2. Microsoft
  3. Amazon
  4. Facebook
  5. Alphabet Class A
  6. Alphabet Class C
  7. Berkshire Hathaway
  8. Johnson & Johnson
  9. Procter & Gamble
  10. NVIDIA Corporation

Como investir neste índice?

Dado os ativos presentes no mercado hoje, os ETFs (Exchange Trade Funds), são o veículo mais interessante para se investir neste índice. Além disso, por serem fundos passivos negociados em bolsa, os ETFs permitem a exposição ao índice S&P 500 com custos baixos.

ETF que replica S&P500

Diante disso, na bolsa de valores brasileira, temos 2 diferentes ETFs que buscam replicar o índice S&P 500, o IVVB11 e o SPXI11. Ambos buscam replicar de forma neutra o mercado de ações americano, mas apresentam algumas pequenas diferenças.

O IVVB11 investe em cotas do ETF IVV negociado na bolsa americana. Já o SPXI11 investe em cotas do SPY. Todavia, tanto o SPY quanto o IVV investem nas mesmas empresas, sendo a maior diferença entre os dois a taxa de administração cobrada.

Rentabilidade histórica

Nesse sentido, ao analisar o histórico de rentabilidade das ações americanas, notamos a gigantesca geração de valor ao longo dos anos. No gráfico abaixo, do livro “Investindo em Ações no Longo Prazo”, notamos a rentabilidade real das principais classes de ativos, sendo as ações (stocks) os ativos que mais geraram valor.

S&P 500

Fonte: Investindo em Ações no Longo Prazo

Além disso, o índice S&P 500 é mais recente, tendo uma menor janela de tempo para análise. No entanto, ao observar o histórico, também notamos uma valorização nítida no longo prazo.

indice SP 500

Fonte: Google

Vale a pena investir?

Nesse sentido, ao final desta leitura, você deve estar se perguntando: vale ou não vale a pena investir no índice S&P 500? E a resposta é: depende. Caso você tenha interesse em se expor à renda variável, as ações de empresas americanas são sim uma opção. O que você deve refletir é: vou escolher as ações individualmente ou vou me expor ao mercado de forma neutra?

Sendo assim, ambas estratégias são interessantes, basta você entender qual é o seu perfil de investidor e qual das estratégias faz mais sentido para você.

André Musso
André Musso
Investidor em renda variável e analista de conteúdo do TC School
Criador do canal “André Musso” no Youtube. Graduando em Contador Global pela Fucape.

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub