Classificação de valor de mercado das empresas listadas na B3 - TC

TC School / Mercado de ações

Classificação de valor de mercado (Small, Mid e Large Caps)

20/01/2021 às 11:45

TC School

As empresas listadas na Bolsa de Valores podem ser classificadas de acordo com o valor de mercado que possuem. Desta forma, é comum ouvirmos falar de empresas “Large Caps”, “Mid Caps” e “Small Caps”. Nesse artigo, iremos falar sobre a categorização das companhias de capital aberto em relação ao seu valor de mercado.

Entendendo a diferença entre as empresas por esta classificação, somada a uma análise prévia, o investidor obtém mais clareza sobre a relação risco x retorno ao investir em determinado ativo. Para facilitar a leitura, dividimos o artigo nos seguintes tópicos:

  • O que é valor de mercado?
  • Classificação por valor de mercado
  • Small Caps
  • Mid Caps
  • Large Caps

Boa leitura!

O que é valor de mercado?

Valor de mercado é o valor pelo qual a empresa está sendo negociada no mercado. Ou seja, se uma empresa tem valor de mercado de 100 reais, isso significa que com 100 reais você poderia comprar todas as ações da companhia. Para calcular o valor de mercado basta multiplicar o preço das ações pelo número total de ações disponíveis.

Classificação por valor de mercado

Com intuito de classificar as companhias listadas nas bolsas mundiais, o mercado de capitais costuma dividi-las em grupos de acordo com algumas variáveis. Em relação ao valor de mercado não seria diferente. Entretanto, não existe uma nomenclatura fechada para cada classe e qual seria o valor de mercado correspondente.

Abaixo, apresentamos a classificação mais usual quando avaliamos uma empresa na Bolsa de Valores:

Small Caps

As Small Caps são pequenas empresas. As quais têm valor de mercado inferior a 10 bilhões de reais. Estas são empresas com alto potencial de valorização, mas por contrapartida um maior risco de execução.

Algumas Small Caps listadas na bolsa brasileira são:

Para o investidor iniciante ou até mesmo para quem não tem muito tempo de acompanhar os investimentos diariamente, pode ficar mais fácil optar pelo ETF SMAL11, que replica todas as ações da B3 que compõem este índice.

Mid Caps

As “Mid Caps”, por sua vez, são empresas de tamanho intermediário. Ou seja, são maiores que as “Small Caps” mas não chegam a ter o porte de uma “Large Cap”. Nesta faixa de categorização, consideramos companhias que possuem entre 10 e 50 bilhões de reais em valor de mercado.

Algumas Small Caps listadas na bolsa brasileira são:

Large Caps

Já as “Large Caps”, também chamadas de “Blue Chip” ou “Big Cap”, são as companhias com grande valor de mercado. Essas são as maiores organizações dentro da Bolsa de Valores. Em sua maioria, são empresas já consolidadas e por conseguinte têm como um foco o pagamento de dividendos. Para essa classificação, consideramos todas as empresas que tenham mais de 50 bilhões de reais em valor de mercado.

Algumas Large Caps listadas na bolsa brasileira são:

Considerações finais

Dividir as empresas em faixas de valor de mercado auxilia na hora de determinar o escopo de análise. Ao investir em uma Small Cap, o investidor espera um retorno superior do que ao investir em uma Large Cap, por exemplo.

É importante salientar que não existe uma classificação fechada para as faixas de preço de cada nomenclatura. Com isso, cabe ao investidor decidir quais valores fazem mais sentido para sua análise.

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Estude e conheça! Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!

André Musso
André Musso
Investidor em renda variável e analista de conteúdo do TC School
Criador do canal “André Musso” no Youtube. Graduando em Contador Global pela Fucape.

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub