Por João Anderson da Silva Felix e Cássio da Nóbrega Besarria do departamento de economia da UFPB
Nesse texto, vamos explicar como a informalidade afeta a economia. Abordaremos os seguintes tópicos:
- Informalidade por gênero e nível de instrução
- Ocupação por raça/cor
- Modelo dinâmico de equilíbrio estocástico
- Choque de produtividade no setor informal
Boa leitura!
Leia mais sobre economia:
- Economia e Política: o mercado de trabalho um ano depois
- A Economia em tempos de coronavirus
- O último homem: o que temos a re(aprender) na relação Economia e o meio ambiente?
A princípio, a importância da análise de como a informalidade afeta a economia, está ligada às distorções causadas na alocação de recursos e, consequentemente, sobre o desempenho econômico. Nesse sentido, a informalidade no Brasil prejudica o resultado de políticas públicas, afeta a competitividade da economia e promove uma diminuição da arrecadação de tributos devido a evasão fiscal.
Além disso, as atividades desempenhadas na economia informal não oferecem segurança social, como acesso a auxílio doença, licença maternidade, entre outros.
As características do setor informal brasileiro são bem marcantes. Com base nos dados do IBGE, percebe-se que:
Informalidade: Ocupação por gênero

Fonte: LABIMEC – UFPB
Ocupação por raça/cor

Fonte: LABIMEC – UFPB
Com base nisso, criamos um protótipo ou economia artificial com o propósito de mostrar os efeitos agregados da expansão da economia formal e da economia informal.
Modelo DSGE (ideal)

Fonte: LABIMEC – UFPB
Informalidade e seu efeito na economia

Fonte: LABIMEC – UFPB
Além disso, os resultados mostraram que a expansão da economia formal estimula tanto o consumo formal quanto informal. As produções formal e informal também são afetadas positivamente por um choque de produtividade formal.
Choque de produtividade no setor formal

Fonte: LABIMEC – UFPB
No entanto, o crescimento da economia informal eleva apenas o consumo informal, fazendo com que o consumo formal seja afetado negativamente. Por outro lado, efeitos similares acontecem com as produções, em que, a produção informal aumenta com a presença do choque de produtividade informal, porém a produção formal diminui com a presença deste choque.
Choque de produtividade no setor informal

Fonte: LABIMEC – UFPB
A sigla LABIMEC, refere-se ao termo “Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional“. O LABIMEC, da Universidade Federal da Paraíba, foi fundado no ano de 2018 e, desde então, vem realizando pesquisas voltadas para a análise de políticas macroeconômicas.