Banco digital: o que é e como funciona - TC

TC School / Primeiros passos

Banco digital: o que é e como funciona

19/04/2021 às 16:00

TC School

Os bancos digitais deixaram de ser novidade já algum tempo. Já se passaram alguns anos desde a criação do primeiro modelo aqui no Brasil. De lá para cá, muita coisa mudou, os bancos digitais evoluíram e se popularizaram. Ainda assim, muita gente ainda não se sente confortável ao pensar em abrir uma conta em banco digital e ter o dinheiro em uma dessas instituições.

Qual foi o primeiro banco digital do Brasil? São seguros? Como funcionam? E qual a diferença para os bancos tradicionais?

Esses são alguns questionamentos e curiosidades recorrentes quando o assunto vem à tona. E neste texto você vai poder entender melhor para tomar bem a decisão de abrir ou não uma conta e utilizar ou não os sistemas dos diversos bancos digitais que temos pelo Brasil.

Nesse texto você vai encontrar:

  • O primeiro banco digital do Brasil
  • O que é um banco digital?
  • É seguro ter conta em banco digital?
  • Vantagens e desvantagens dos bancos digitais
  • Cuidados ao abrir uma conta digital

Boa leitura!

O primeiro banco digital do Brasil

O primeiro banco 100% digital brasileiro foi o Banco Original, que surgiu após a união do Banco JBS e do Banco Matone. O banco foi criado em 2011, mas o projeto para torná-lo 100% digital teve início em 2013. A operação de fato para o varejo só teve início três anos depois.

O que é o banco digital

Para quebrar a primeira dúvida que muitos têm, o banco digital é um banco que oferece serviços como qualquer outra instituição financeira. A grande diferença é que não há agências. Tudo é feito de maneira digital, seja pelo computador, tablet ou celular.

À grosso modo, um banco digital é o Internet Banking dos bancos tradicionais, só que sem a estrutura física destes (Itaú, Bradesco, CAIXA, Santander e Banco do Brasil, por exemplo).

A ausência de atendimento presencial é uma enorme diferença em termos de custos para as instituições. Não há necessidade de pagar aluguel, energia, água, imposto e outras taxas das agências.

Da mesma forma, o cliente não precisa se deslocar, pegar uma senha e esperar horas e horas para ser atendido. Isso também não quer dizer que o atendimento nos bancos digitais é rápido, mas ele não é presencial.

O objetivo dos bancos digitais é facilitar o processo para o cliente. Tudo feito de forma virtual, através de chat ou telefone, e com, teoricamente, maior agilidade. Eles prometem também maior transparência em relação às taxas e serviços oferecidos. Isso, na visão da instituição, permitirá um número maior de clientes.

Os principais serviços oferecidos por um banco digital são:

  • Conta corrente digital sem tarifa;
  • Cartão de crédito, em muitos casos, sem anuidade;
  • Investimentos;
  • Seguros;
  • Consórcios; e
  • Empréstimos.

É seguro ter conta em banco digital?

Apesar da similaridade em relação aos serviços e ao atendimento, ainda há uma resistência grande em boa parte dos brasileiros em aderir aos bancos digitais. Eles, na verdade, têm uma penetração maior entre os jovens. As pessoas de gerações mais velhas geralmente tendem a priorizar manter as contas que já possuíam nas grandes instituições.

Esse comportamento deriva de duas situações. A primeira é o hábito de já ter uma conta, já ter relação com a gerência, já ter um ritual. A segunda é a desconfiança. Principalmente quem tem pouca relação com o meio digital ou que criou uma relação recente, tem receio de abrir uma conta e colocar o dinheiro em algo que não seja físico, que não possa entrar e conversar com as pessoas.

Não vou aqui querer mudar o pensamento de cada um em relação ao que acha mais adequado e seguro sobre o seu próprio dinheiro. Mas falar de uma maneira geral sobre a segurança dos bancos digitais.

Sim, eles são seguros!

As instituições são regulamentadas pelo Banco Central para garantir a idoneidade de todo o processo. Além do que cada instituição costuma investir alto em tecnologia para manter os dados protegidos e, assim, conquistar um número maior de clientes.

Isso não quer dizer que você deva abrir uma conta no primeiro banco que aparecer. Avalie, pesquise, consulte informações na Receita Federal. E, como é de praxe em diversos serviços, dê uma olhada na opinião de outros clientes em sites como o Reclame Aqui e o Procon.

Bancos digitais

Vantagens e desvantagens

Assim como qualquer outro serviço, os bancos digitais têm pontos positivos e pontos negativos. Cabe a cada um avaliar os prós e contras para poder tomar a decisão. Para isso, vamos te ajudar com algumas informações que são necessárias.

Vantagens

  1. Facilidade: é muito fácil abrir uma conta em um banco digital. O processo todo é feito pelo site ou aplicativo. Os documentos são enviados de forma digital e, no geral, a abertura é bem rápida;
  2. Sem taxas e juros menores: o grande diferencial que os bancos digitais usam é a taxa zero para os serviços bancários. É verdade que esse ponto perdeu um pouco da força com o PIX, mas ainda assim é algo diferente dos bancos tradicionais. Além disso, como os custos são menores por não ter agências, os serviços tornam-se mais atrativos, inclusive com juros menores;
  3. Rentabilidade dos investimentos: para atrair investidores para seus títulos de renda fixa, os bancos digitais precisam oferecer juros mais atrativos em razão da potência ser menor que a dos grandes bancos;
  4. Sem agências: com os bancos digitais não há a necessidade de ir até a uma agência física, pegar fila, esperar, precisar passar um dia para resolver uma questão.

Desvantagens

  1. Sem agências: para muita gente, como falei mais acima, não ter agência pode ser um problema pelo fato de não ter uma pessoa com quem conversar, alguém em quem se possa confiar e personificar a relação;
  2. Saques limitados: para sacar dinheiro você vai precisar se dirigir a um caixa da Rede 24h e, nesse caso, há um limite de saques mensais;
  3. Sem cheque: pode parecer algo impensável para você, mas muita gente e muitos serviços, ainda precisam e exigem pagamentos em cheque. Nesse caso, clientes de bancos digitais não têm essa possibilidade.

Principais bancos digitais

Agora que você já conhece como funciona um banco digital, entendeu se ele pode ser considerado seguro ou não e também recebeu informações de prós e contras de dessa modalidade, uma ajuda para você decidir onde abrir a conta – se assim desejar, é claro.

Para finalizar o texto, uma lista dos principais bancos digitais que temos hoje no Brasil. Um deles pode te agradar.

  • NuBank
  • Banco Inter
  • Banco Original
  • Superdigital
  • Agibank
  • Next
  • Neon
  • C6 Bank
  • Mercado Pago
  • Pagbank
  • N26

Livros para investidores iniciantes

Que tal conferi nossa biblioteca de educação financeira?

Temos muitas recomendações de leitura sobre finanças, economia, administração, contabilidade e mercado financeiro. Leia algumas de nossas resenhas:

Além disso, possuímos uma série de materiais gratuitos no canal do TC School no Youtube para você aprender, de forma fácil e rápida, tudo o que você precisa antes de começar a investir em ações.


Legal, não é? 

A gente também está no Instagram e no TikTok! Segue a gente lá!

Raphael Carneiro

Raphael Carneiro
Jornalista
Planejador financeiro associado à Planejar

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub