TC School / Primeiros passos

Cashback: os programas que devolvem dinheiro

22/03/2021 às 15:00

TC School TC School

Afinal o que é cashback? No texto de hoje explicamos de uma forma simples e descomplicada este termo em inglês, cada vez mais presente no cotidiano do consumidor por conta do marketing de marca das empresas.

A concorrência entre as companhias tem gerado cada vez mais benefícios para os clientes. Um desses benefícios é o cashback, a possibilidade de ter de volta, e poder usar para novas compras, um percentual do que foi gasto ao pagar por um produto ou serviço. Ou seja, simplesmente ter uma parte do “dinheiro de volta”.

Desta forma, a loja que oferece programa com cashback, permite que o cliente seja “ressarcido” de um valor gasto em uma compra ou assinatura, por exemplo. Muita gente conhece o cashback na prática, com cartão Ame, das Lojas Americanas, Méliuz e PicPay, entretanto, é comum pessoas ainda receosas quanto à possibilidade deste benefício. Afinal, “quando a esmola é demais, o santo desconfia”, defendem.

No geral não há risco algum. Para esclarecer de uma vez por todas o tema, hoje vamos mostrar como funciona o programa. Pode confiar. Elencamos o artigo nos seguintes tópicos:

  • O que é cashback?
  • Diferença entre cashback e desconto
  • Benefícios para a marca da empresa
  • Opções para ganhar o “dinheiro de volta”
  • TC Start: o curso com cashback do TC
  • Cashback nos investimentos

Boa leitura!

Cashback

O que é e como funciona

O cashback nada mais é do que a tradução literal do termo, do inglês para o português, como “dinheiro de volta”. A expressão vem sendo bastante utilizada em campanhas de marketing de empresas que oferecem parte do valor desembolsado pelo cliente de volta, em promoções ou programas de fidelidade com cashback.

Pelo conceito do programa, o consumidor recebe de volta parte do que foi gasto em determinada compra. O uso do benefício começou de forma tímida e limitada, mas hoje pode ser visto nos mais variados tipos de serviços, desde programas específicos de cashback até lojas e restaurantes que tentam fidelizar os clientes.

Não há uma padronização do quanto voltará para o consumidor. O cashback, ou seja, o percentual ou valor fixo fica por conta de quem promove a possibilidade. E é, nesse ponto, que as empresas tem trabalhado para conquistar mais consumidores.

O retorno do dinheiro (cashback) pode acontecer na forma de bônus para novas compras ou simplesmente como dinheiro na conta corrente. Caso acarrete ganho financeiro para o consumidor, é importante prestar atenção porque precisará ser declarado no imposto de renda.

Diferença entre cashback e desconto

Desde a sua popularização no Brasil, o cashback tem sido confundido com outros benefícios que o cliente pode ter. Uma dessas confusões é na comparação com os programas de pontuação oferecidos por cartões de crédito, postos de combustível ou companhias aéreas.

Nos programas de cashback, não há acúmulo de pontos, mas o retorno de valores financeiros – seja diretamente na conta, seja para usar como forma de bônus em novas compras. Dessa forma, o cashback não pode ser visto como um intermediador. Você não utilizará ele para buscar promoções ou benefícios em outras lojas, por exemplo.

Mas é bem verdade que a maioria dos programas de benefício já incorporou o cashback em suas plataformas, dando assim a possibilidade de algo integrado ou a opção de escolha entre as duas alternativas.

Há também uma confusão entre cashback e desconto. Mas, por mais que possam ter certa semelhança, eles são diferentes. Enquanto com o desconto, você deixa de pagar o valor total de algo para ter o benefício, com o cashback, você desembolsará o valor real do produto. Depois disso é que poderá ter como retorno na conta corrente um percentual pago ou como bônus para compras futuras.

A vantagem do cashback

Qual a vantagem então em relação aos descontos?

No caso de sites ou aplicativos que promovem o cashback, a compra através deles permite que o dinheiro recebido possa ser utilizado em outra loja dentro da mesma plataforma, não somente onde a compra foi efetuada. São mais opções e liberdade para o consumidor.

E de onde sai esse dinheiro que volta para o cliente?

Normalmente o valor vem de comissões ou taxas que deixam de ser recolhidas pelo site, loja ou app. A cobrança por intermediários é retirada e vai para o bolso de quem está comprando.

Benefícios para as empresas

Agora que já falamos sobre o cashback na visão do cliente, hora de falar um pouco sobre a visão da empresa. Quais os benefícios que o empresário pode ter ao adotar essa medida de devolver um percentual para cada cliente?

São alguns pontos positivos que podem ser abordados, mas vou pontuar dois deles. Vamos a eles:

  1. Fidelização: com a devolução dos valores há uma chance de aumentar a satisfação do cliente e também melhorar a imagem que ele tem da loja. Isso aumenta as chances do cliente voltar a consumir no mesmo local, possibilitando assim a fidelização dele;
  2. Propagação da marca: com o aumento da satisfação, o cliente não vai ganhar para si somente a experiência. Ele vai compartilhar a informação, compartilhar o que gostou e incentivar familiares, amigos e conhecidos a fazerem o mesmo. Que propaganda é melhor que o boca a boca?

Desses dois pontos, existem diversos outros benefícios, como o aumento da base de cliente, a adição de dados de novos clientes, o marketing da marca, etc. São benefícios que vão ser consequência destes dois pontos principais.

Opções para ganhar cashback

Dizer onde encontrar opções de cashback a essa altura do campeonato pode parecer redundante, mas não é. Ultimamente temos sido bombardeados com propostas e opções de cashback por todos os lados, mas nunca é demais reunir os principais provedores da estratégia de como ter o cashback em suas compras.

Atualmente, quase todos os cartões de crédito têm essa possibilidade, assim como diversas lojas do varejo. Os benefícios vão de restaurantes a grandes lojas de departamento, por exemplo. Abaixo, elencamos os principais aplicativos que reúnem e compartilham a possibilidade do cashback:

  • Méliuz
  • Ame
  • Trigg
  • PicPay
  • Beblue
  • Cashback World
  • Mooba
  • Poup
  • Cashola
  • Mycashback

As condições e possiblidades podem variar de acordo com a plataforma ou aplicativo. Cada um tem a sua especificidade, mas geralmente apresentam condições gerais bem parecidas. Em relação aos valores, podem ser reembolsados ao acumular uma certa quantia, além de promoções específicas de cada plataforma.

TC Start

O curso com cashback do TC

Como não poderia ser diferente, o TC, que tem desenvolvido e inovado o mercado financeiro, também entrou na onda do cashback.

O TC Start, programa destinado a quem está dando os primeiros passos no mundo dos investimentos, tem uma condição bem vantajosa para quem se torna um assinante. O valor total da assinatura do curso volta para o investidor em forma de cashback na corretora Necton, aplicados em títulos públicos do Tesouro Direito. Com este incentivo, o dinheiro pago para aprender com o TC Start se torna o primeiro investimento nessa nova jornada.

Cashback nos investimentos

O cashback tem sido muito comum ultimamente também no mercado de capitais. Corretoras tem reduzido ou eliminado taxas para possibilitar um atrativo a mais para os investidores. Isso faz com que os fees de fundos de investimento, por exemplo, sejam devolvidos para quem investe. Esse é apenas um exemplo de como o cashback tem sido utilizado nos investimentos em Bolsa de Valores.

Em relação ao imposto de renda, um ponto importante: caso esse cashback seja a devolução de um valor investido, e não um acréscimo financeiro em sua renda, é considerado isento, não haverá tributação, portanto. Ele só será tributado se for considerado como renda, ocorrendo assim a tributação exclusiva na fonte.

No entanto, é bom ficar atento para não definir a corretora somente pela opção ou não de um cashback. Avalie a usabilidade do sistema, a estrutura da corretora, a facilidade de contatar o suporte, entre outros pontos que devem ser levados em consideração antes de abrir uma conta para investir. Faça com que o cashback seja um bônus que você terá ao decidir por onde irá investir o seu dinheiro.

Mercado de Ações

A gente comunica com clareza para motivar a confiança de vocês! Não deixe de conferir o canal do TC School no YouTube. Temos bastante conteúdo para quem está iniciando como investidor!

Legal, não é? A gente também está no Instagram e no TikTok. Segue a gente lá!

Raphael Carneiro
Raphael Carneiro
Jornalista
Planejador financeiro associado à Planejar

TC School

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub