TC School / Primeiros passos

O 13º salário está na conta. O que fazer?

21/12/2020 às 10:00

TC School TC School

A segunda parcela do décimo terceiro 2020 foi paga na última sexta-feira, dia 18 de dezembro. Assim, o fim de semana foi de conta recheada para os brasileiros que trabalham sob o regime CLT. Para quem ainda não gastou todo o dinheiro com presentes de Natal, compras para a ceia e festa de fim de ano, e ainda não tem planos do que fazer com o dinheiro, vou dar algumas dicas para você terminar bem o ano de 2020 e começar 2021 com objetivos bem traçados.

Neste texto você vai encontrar:

  • A segunda parcela do 13º salário
  • É seu dinheiro
  • O que fazer?

Boa leitura!

13° salário

Décimo terceiro salário

A segunda parcela do 13º salário

A segunda parcela do 13º salário foi paga até o dia 20 de dezembro. Como este ano caiu em um domingo, o último dia para o pagamento foi a sexta-feira, dia 18. Se você tem carteira assinada e não recebeu ainda o valor, o que pode fazer é denunciar a empresa. Em caso de descumprimento da lei, a empresa tem que pagar uma multa de R$ 170,25 por trabalhador – o valor não é pago ao trabalhador.

Essa segunda parcela do 13º tem valor menor do que a primeira. Isso acontece porque é agora que são descontados os valores específicos. Incidem sobre o pagamento da segunda parcela:

  • Previdência Social
  • Imposto de Renda (de acordo com tabela progressiva)
  • Pensão alimentícia (se houver)

Esse ano houve uma especificidade causada pela suspensão de alguns contratos e redução da jornada em outros casos. Na primeira situação, o valor do décimo terceiro deve ser feito levando em conta o cálculo proporcional do período trabalhado ao longo do ano. No segundo caso, para quem teve a jornada reduzida, o cálculo deve ser feito com base no valor integral. Essa foi a orientação da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.

13° salário

Fonte: Curriculum.

É seu dinheiro

Agora que você já sabe quanto e o porquê de ter recebido cada valor, hora de acabar com um mito que comumente temos. E que não é exclusividade do 13º, mas que acontece com valores que recebemos em geral e consideramos “extras”. Seja o 13º salário, a participação nos lucros, uma bonificação, prêmios, loterias etc. Qualquer montante que recebemos e que não fazem parte do fluxo de caixa constante, nós colocamos nessa caixinha de “extra”. E aí mora um grande perigo.

Ao colocarmos o valor na caixa de “extra”, estamos nos dizendo que é um dinheiro que teoricamente não é nosso, que não faz parte de nossa gestão financeira e, com isso, nos permitimos fazer gastos que não faríamos com o salário, por exemplo. Essa é uma artimanha comum para comprar aquele item mais caro, gastar no jantar do melhor restaurante da cidade, enfim, fazer algo que não faríamos normalmente com o dinheiro que entra na contabilidade mensal.

Mas, por mais incrível que pareça, o 13º é seu e faz parte da sua gestão financeira anual. Não encare ele como sendo algo “extra”, mas sim como um recebível certo e que vai te ajudar a cumprir os pagamentos e objetivos ao longo do ano. Sem artimanhas para usar o dinheiro sem peso na consciência.

finanças pessoais

Fonte: Terra.

O que fazer?

Dizer que o dinheiro não deve ser colocado como extra para evitar gastos, teoricamente, desnecessários, não quer dizer que você não deva utilizar uma parte do décimo terceiro pagamento de salário para diversão, lazer etc. Pode e deve. Não há nada de errado nisso. Só não deve fazer isso com todo o salário.

O primeiro ponto que devemos observar é se temos dívidas. Em caso positivo, considere utilizar o valor (ou parte dele) para a amenização ou quitação das parcelas restantes. Vai servir até para melhorar o seu psicológico para começar um ano novo sem a preocupação de pagar a quem deve.

Além disso, se não tiver dívidas, um ponto interessante é utilizar o décimo terceiro salário para programar os gastos comuns que temos no começo do ano. IPTU, IPVA, material escolar de filho, seguro de carro etc. São gastos que aumentam as despesas no começo do ano e que podemos utilizar o 13º salário de forma inteligente para equilibrar o orçamento.

Mas se está tudo controlado, além de curtir o fim de ano, você pode navegar um pouco mais no TC School para aprender cada vez mais como investir e aí utilizar seu décimo terceiro pagamento de salário para fazer um aporte extra nos investimentos.

Portanto, seja qual for sua necessidade e decisão, use o pagamento do décimo terceiro salário com inteligência.

Raphael Carneiro
Raphael Carneiro
Jornalista
Planejador financeiro associado à Planejar

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub