TC School / Primeiros passos

Renda extra: como ganhar dinheiro na Internet

01/03/2021 às 10:00

TC School

“Quer ganhar dinheiro na Internet? Pergunte-me como”. Você já deve ter ouvido ou lido frases nesse sentido diversas vezes, navegando pela Internet. Não é algo raro. Até bastante comum e faz parte do imaginário de muitas pessoas. Ganhar dinheiro e enriquecer sem precisar sair de casa. Não preciso nem lembrar que dinheiro fácil não existe, não é? Se alguém te promete isso, saiba que é golpe. Fuja e denuncie.

Entretanto, é possível sim ganhar dinheiro com e na Internet. Hoje trazemos aqui algumas dessas possibilidades para você fazer uma renda extra, ganhando dinheiro honestamente. Não para enriquecer, ou seja, ninguém vai ficar rico, mas é possível sim ter um dinheiro a mais no final do mês. São dicas variadas e que você pode avaliar se encaixam no seu perfil para realizar ou não.

Vamos deixar de falatório para ir direto para o que interessa hoje: mostrar como dá para ganhar dinheiro com a Internet. A seguir, apresentamos 10 formas que você pode utilizar para ganhar dinheiro online. Para deixar tudo mais claro, elencamos o artigo nos seguintes tópicos:

  • Trabalhe como freelancer
  • Abra um e-commerce
  • Crie cursos virtuais
  • Abra um blog
  • Venda suas coisas
  • Venda de fotos online
  • Responda pesquisas
  • Trabalhe como tradutor
  • Programa de afiliados
  • Avalie sites e aplicativos

Boa leitura!

Trabalhe como freelancer

Se você tem especialidade em uma área, domínio, conhecimento ou algum tipo de técnica especial, pode trabalhar como freelancer para aumentar a renda e ganhar dinheiro pela Internet. Nesse caso, vai precisar se cadastrar em alguns sites ou aplicativos para disponibilizar seus serviços e, assim, ser procurado por possíveis clientes. Pode ser na área de design, comunicação, fotografia, marketing, jurídico, entre outras. São diversas e amplas possibilidades que surgem nesse tipo de atividade.

Duas dicas importantes nessa possibilidade são o contato constante com outros freelancers da mesma área, porque rola troca de informações e indicações, além de manter seu portfólio bem atualizado.
Existem alguns aplicativos/sites que fazem essa intermediação de quem tem algo a oferecer e de quem precisa do serviço. 5 dos principais deles são:

  1. Freelancer
  2. 99designs
  3. Trampos Freela
  4. Crowd
  5. Workana

Abra um e-commerce

Abrir um e-commerce também pode ser uma possibilidade para ganhar dinheiro e ter uma renda extra com a Internet. E, nesse caso, são diversas opções que você pode utilizar. Desde vender por um e-commerce próprio, com cadastro em sites como Mercado Livre e Amazon, por exemplo, e até mesmo se filiar a grandes redes, como a Magazine Luiza, que permite que você tenha uma “loja” própria na Internet e, assim, comercializar os produtos dela.

A escolha vai depender de suas disponibilidade e disposição. Caso tenha uma “loja própria”, o ideal é se especializar em um tipo de produto para que assim ganhe relevância com o seu público-alvo. Isso permitirá que você consiga essa renda extra enquanto segue no seu trabalho, por exemplo. O site estará 24h disponível na Internet, não há necessidade de uma dedicação exclusiva, mas você terá que responder questionamentos e ter uma interação adequada quando for necessário.

Crie cursos virtuais

Lembra da primeira dica, quando falamos de ser especialista, ter algum domínio e tal? Além de atuar como freelancer, você pode enveredar por outra área: criar cursos online. São diversas as plataformas na Internet que possibilitam isso, como a Udemy ou a Hotmart.

O que será preciso é definir o tipo de conteúdo e qual a forma de cobrança que fará, se por assinatura, com o pagamento recorrente, ou a cobrança unitária para um determinado curso. Depois disso, é importante que dê uma olhada na Internet para avaliar conteúdos similares, assim terá conhecimento do que já é produzido, o caminho a seguir e o que pode ou deve ser melhorado.

Depois disso, será basicamente com você. Concentrar-se para planejar e montar o curso, definir o conteúdo e a forma como será passado. Não se preocupe inicialmente com muitos efeitos e qualidade de filme. Foque no conteúdo. Se ele for bom, já é 80% do caminho andado.

Mas é claro que não pode ser feito de qualquer maneira. A gravação precisa ter boas condições, assim como o áudio. Uma boa edição também ajuda na transmissão e assimilação do conteúdo.

Crie um blog

Ainda na linha de quem tem algum conhecimento para passar, algo a acrescentar para as pessoas, está a possibilidade de criar um blog. Tão antigo, você pode pensar. Sim, é verdade. Blog é coisa dos anos 00, mas que ainda hoje podem servir para ganhar dinheiro e ter renda extra na Internet.

Aliás, o blog pode te ajudar nas outras possibilidades citadas aqui. Ele pode ser um local onde colocará seu portfólio, onde fará a distribuição do curso que criou, onde terá anúncios do seu e-commerce. Uma mão lava a outra.

Com o blog, você pode criar autoridade em uma determinada área e, dessa forma, passar a lucrar com visualizações e anúncios. Para isso é importante ter uma boa estratégia de SEO, o que permitirá ser encontrado mais facilmente pelos internautas.

Algumas dicas são: publicação de dois ou mais artigos por semana com uma média de 1.500 palavras, compartilhamento nas redes sociais e a utilização de hashtags.

Venda suas coisas

Essa opção pode ser feita na Internet ou no mundo real. Com os apartamentos cada vez menores e com a velocidade com que adquirimos e deixamos de usar as coisas, é importante praticar o desapego. De um lado, ganha o espaço em casa, do outro lado tem a possibilidade de renovar os pertences.

Para vender algo que já possui, você pode utilizar plataformas como o Mercado Livre, Enjoeei, Amazon ou até sebos de livros, por exemplo. Se precisa de muito dinheiro, concentre-se em algo de valor. Mas se a ideia é renovar a casa, venda apenas o que não tiver mais uso.

Venda de fotos online

Tem o hobbie de tirar fotos? Gosta de sair por aí com sua máquina fotográfica para fazer alguns registros e é elogiado por quem vê. Que tal ganhar dinheiro com isso? Existe a possibilidade de comercializar essas fotos online e assim gerar uma renda extra.

A venda das fotos pode ser feita de maneira direta, com a criação de um perfil no Instagram para divulgar e negociar essas vendas. Mas também pode acontecer através de plataformas como a Foap. Nesses sites e plataformas, os ganhos ficam em torno de 44% do valor de cada foto vendida.

Responda pesquisas

Depois de ter lido as dicas elencadas até aqui, você pode ter pensado que não tem nenhuma habilidade especial, não tem nada para vender, não se imagina tendo um blog e que tudo isso pode não servir para você. Engano seu, como já dissemos, existem muitas possibilidades de ganhar dinheiro na Internet.

Talvez essa dica agora possa te ajudar. Existe a possibilidade de gerar uma renda extra respondendo pesquisas online. Pode ser através de plataformas específicas, como o PiniOn, ou de uma bem conhecida: Google Opinion Rewards.

No primeiro caso, os valores podem ser sacados para sua conta. Você responde pesquisas, recebe um valor correspondente a cada uma e pode sacar com o tempo. No caso do Google, o valor não pode ser sacado, mas utilizado na Play Store.

Trabalhe como tradutor

Se tiver conhecimento de outras línguas, cá está mais uma oportunidade para você. Com a facilidade da conexão da Internet, a demanda por traduções cresceu nos últimos tempos. Isso fez também com que alguns sites passassem a intermediar esse processo, de quem precisa da tradução e quem pode traduzir. Um deles é o translated.com.

O sistema parece como o de um freelancer. Você recebe uma determinada demanda e tem um prazo específico para que entregue a tradução. Se acredita ter o domínio de outra língua para fazer as traduções, chegou a hora de ganhar dinheiro com isso.

Programa de afiliados

Lembra que uma das primeiras dicas foi a de realizar um curso online para comercialização? Pode ser que você não tenha essa condição, mas nem por isso vai deixar de gerar renda extra com um determinado conteúdo. Isso é possível através dos programas de afiliados.

Como funciona?

É um programa comandado por marcas ou por pessoas com autoridade na Internet, onde você participa da venda dos produtos ou cursos. Você seria como um revendedor de um curso, por exemplo. E assim lucraria um percentual de cada venda. Você pode inclusive participar de diversos programas ao mesmo tempo, aumentando assim a possibilidade de lucro.

Avalie sites e aplicativos

Além da possibilidade de participar de pesquisas, como elencamos acima, tem outra opção de ter renda extra com sua opinião: avaliação de sites e aplicativos. Algumas plataformas, como o User Testing, pagam até 10 dólares por cada avaliação.

Só que não é tão simples. Precisa fazer um vídeo de 20 minutos para explicar os pontos positivos e negativos do aplicativo avaliado. E em inglês. Topa?

Raphael Carneiro
Raphael Carneiro
Jornalista
Planejador financeiro associado à Planejar

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub