Para alcançar sua independência financeira, separe meia dúzia de boletos, coloque todos em formato de um monte, coloque-se no topo dele e exclame em alto e bom som “Independência ou dívidas!”. Brincadeiras à parte, aproveitando a importância simbólica do dia de hoje, que tal falarmos também de sua independência financeira? Neste dia em que se comemora a Independência do Brasil, venho aqui no TC School para dar mais alguns pitacos sobre a tão sonhada independência financeira que tantos almejam.
Neste texto, você vai encontrar:
- O que é independência financeira?
- Quatro passos: planejando seu futuro
- Independência ou liberdade: entenda os conceitos
Boa leitura!
Leia mais textos que o ajudarão a conquistar sua independência financeira:
- Veja aqui a importância de aumentar o aporte dos investimentos
- Aprenda a calcular seu índice de endividamento
- O que é Goal-Based Investing?
O que é independência financeira?
Primeiramente, cabe destacar que a independência financeira é algo que os brasileiros buscam cada vez mais. Diante das incertezas sobre o futuro e as mudanças nas regras de aposentadoria, há uma procura crescente por não depender de ninguém mais para frente.
Essa busca se resume na procura por ser, digamos, auto-sustentável. E estará respaldada em cinco pontos fundamentais:
- Renda atual
- Despesas atuais
- Retorno dos investimentos
- Horizonte temporal
- Despesas no futuro
São essas as variáveis que devem ser trabalhadas para que a independência financeira possa ser conquistada ao longo do tempo. Dessa forma, para atingir o objetivo, é preciso ter um planejamento financeiro bem elaborado e trabalhado com cuidado e a disciplina necessária.
Quatro passos: planejando seu futuro
Nesse planejamento para cumprir bem as variáveis, quatro passos são importantes:
- Eliminar dívidas
- Poupar
- Ganhar mais
- Investir
Eles fazem parte de um ciclo que deve ser repetido indefinidamente. Mas, fundamental observar, sem loucuras.
O primeiro passo em qualquer trabalho em busca da independência financeira passa por acabar com as dívidas existentes. Fazer um cronograma realista e efetivo para quitar o valor devido e evitar que o pagamento dos juros consuma boa parte da renda.
Na sequência, a necessidade de aumentar a poupança mensal. Poupança não como um produto, mas como um ato, um costume. Cada um dentro de suas limitações, é verdade, mas com a ciência de que é preciso fazer o dinheiro sobrar ao final do mês. Sem, por favor, privações absurdas ou exageros. Com consciência, disciplina e sabendo aproveitar os momentos da vida.
Sem dívidas e com o limite da poupança mensal atingido – para aqueles que conseguem poupar – é necessário pular para o próximo passo. Este é também um passo que deve ser antecipado nos casos de quem não consegue poupar ao final do mês: ganhar mais. Aumentar a renda pode passar por uma promoção no emprego ou por procurar rendas alternativas. Você deve fazer sua opção de acordo com sua realidade.
Na sequência, o passo final, mas não menos importante: investir. Tudo o que foi feito até aqui tem como objetivo permitir um aporte maior nos investimentos. Assim, eles devem ser realizados de maneira inteligente e programada.
Independência ou liberdade?
Seguindo os passos anteriores de maneira regular e disciplinada, atingir a independência financeira é uma questão de “quando”. Não será mais um “se”. Mas não é o fim. Resta saber qual a independência financeira que você almeja.
Normalmente, falamos da independência financeira como algo que procuramos para não mais trabalhar. A ideia é conseguir o dinheiro suficiente para colocar as pernas para cima, viajar para a fazenda ou para a praia e esquecer de todo o resto. Mas não é necessariamente esse o conceito do tema que estamos debatendo no texto.

Fonte: GauchaZH
Por fim, o conceito de independência financeira se confunde com o de liberdade financeira. Ser independente ao ponto de ser livre. Assim, isso significa ter a capacidade financeira que lhe permita quando trabalhar, como trabalhar, onde trabalhar. Nesse sentido, essa é a verdadeira independência financeira que você deve procurar.
Seja independente ao ponto de ser livre.

Jornalista e investidor
Trabalha com educação e planejamento financeiro. Possui certificação em Gestão de Finanças Pessoais e atua no mercado financeiro brasileiro há cinco anos.