Pirâmide financeira: entenda como idenficiar uma e evitar

TC School / Primeiros passos

Pirâmide financeira: aprenda a identificar e a fugir dela!

16/11/2020 às 5:00

TC School

Na última semana, o líder de um grupo que está sendo acusado de pirâmide financeira foi preso pela polícia. Ainda hoje, mesmo com diversas informações, relatos e cada vez mais fiscalização, muitas pessoas caem no conto da falsa promessa. Algumas por desespero, outras por pura ganância.

De acordo com a pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do Serviço de Proteção ao Crédito, 11% dos internautas brasileiros já teriam perdido dinheiro em pirâmides financeiras. Você saberia identificar um esquema fraudulento deste tipo? É isso o que vou mostrar aqui no TC School.

Neste texto, você vai encontrar:

  • O que é uma pirâmide financeira?
  • Dicas para identificar uma pirâmide
  • Conclusão: fuja das pirâmides!

Boa leitura!

Pirâmide financeira

O que é uma pirâmide financeira?

Vamos começar do começo: o conceito. As pirâmides financeiras receberam esse nome pela semelhança com as pirâmides físicas em termos de estrutura. Um vendedor no topo lucra a cada vez que novos vendedores são iniciados no esquema abaixo dele. Por isso, a característica comum de ter que agregar novas pessoas à empresa.

A prática deste modelo é um crime contra a economia popular. Por isso, para tentar livrar a prática criminosa, muitas pirâmides financeiras tentam se disfarçar de marketing multinível, por exemplo. Isso, vale destacar, não quer dizer que todo marketing multinível seja uma pirâmide, mas esta é uma forma como os praticantes do crime tentam “legalizar” o esquema.

Na pirâmide, os primeiros integrantes sempre lucram, enquanto a chance de ter rendimentos vai diminuindo à medida que novos integrantes chegam. Dessa forma, o fim normalmente é traumatizante, com o esquema bastante inchado e quebrado, o que faz com que diversos “investidores” fiquem sem ver sequer o dinheiro que foi colocado lá.

Falando em armadilhas, não deixe de ler nosso texto sobre a armadilha dos juros no cheque especial!

Dicas para identificar uma pirâmide

E como perceber que aquela proposta não se passa de um golpe? Você tem dúvida? Aqui vão algumas dicas que poderão te ajudar a se livrar das enrascadas

Promessa de ganho fácil

Esse é um ponto chave em toda pirâmide. “Ganhe sem sair de casa” ou “dobre seu patrimônio”, são exemplos de frases utilizadas para atrair novas vítimas.

Retorno garantido

Nunca é demais lembrar que não existe como alguém garantir o retorno de um negócio. Ainda mais as pirâmides financeiras, que muitas vezes utilizam negociações com criptomoedas como plano de fundo.

Necessidade de indicações

Essa é clássica. Além de entrar com determinado valor inicial, você é convidado a procurar mais pessoas para fazer o mesmo. É assim que a pirâmide financeira toma corpo.

Informações nebulosas

Aqui você encontra dificuldade em ter informações sobre a empresa ou sobre os proprietários dela.

Conclusão: fuja das pirâmides!

Esses são quatro pontos que poderão te ajudar a evitar cair em pirâmides financeiras. Se alguém lhe oferecer algo que tenha um ou mais destes pontos, corra. A chance de ser furada é grande. Mas, se ainda assim ficar balançado, consulte os meios reguladores. Se for um investimento, por exemplo, pode ir direto no site da CVM para saber se já existe alguma reclamação específica ou se o serviço está regularizado, por exemplo.

Não deixe a ganância te cegar.

Raphael Carneiro
Raphael Carneiro
Jornalista
Planejador financeiro associado à Planejar

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub