Serasa Score: Consulta e dicas para aumentar a pontuação - TC

TC School / Primeiros passos

Serasa Score: como consultar e aumentar a pontuação?

14/12/2020 às 15:00

TC School

Você já ouviu falar no Serasa Score? Tem curiosidade em saber como as empresas decidem se vão ou não fornecer um crédito para o cliente? E, quais são os critérios levados em consideração na consulta? E justamente para que a decisão seja 100% baseada em fatos e dados, sem qualquer viés opinativo, foi criado o Serasa Score.

A ferramenta auxilia consumidores e empresas no momento de empréstimos e financiamentos. E é sobre ela que vamos falar hoje, afinal existem meios de aumentar a pontuação no cadastro. Desta forma, neste texto elencamos o texto da seguinte forma:

  • O que é o Serasa Score?
  • Consulta ao Serasa Score
  • Serasa Score: como aumentar a pontuação

Boa leitura!

serasa score

O que é o Serasa Score?

O Serasa Score é um sistema de pontuação de crédito que varia de 0 a 1000 pontos. No entanto, ele leva em consideração somente compras e pagamentos feitos em crédito, empréstimos ou financiamentos.

Quanto mais alta a pontuação, melhor para o consumidor. Assim, aumentam as chances de ter o pedido aceito pelas empresas e favorece a emissão dos pedidos com taxas mais baixas, já que se trata de um bom pagador.

O score pessoal representa a chance que aquela pessoa tem de arcar com o compromisso financeiro nos próximos 12 meses. É um sistema grátis, apesar de ter algumas funcionalidades pagas.

Pode ser acessado no site do Serasa ou pelo aplicativo disponível no Google Play e na App Store.

Consulta Serasa Score

Dessa forma, veja o passo a passo para conferir seu score de crédito:

  • Acesse o site da Serasa
  • Clique em “Consultar CPF Grátis”
  • Digite o seu CPF
  • Informe sua senha. Caso não seja cadastrado, basta preencher o cadastro para acessar na mesma hora.
serasa score

Fonte: Site do Serasa

Serasa Score: pontuação

Como já adiantei no tópico anterior, a pontuação do Serasa Score é conferida pelas empresas antes de decidir sobre a liberação de crédito a alguém. É uma consulta normal e tradicional.

Os dados são consultados por empresas de telefonia, redes de lojas, TV a cabo, comércio, bancos, financeiras e prestadores de serviços em geral. Ou seja, empresas que concedem crédito aos consumidores.

Em geral, o score é classificado da seguinte maneira pelas organizações financeiras:

  • Abaixo de 300 pontos: alto risco de inadimplência
  • Entre 300 e 700 pontos: médio risco de inadimplência
  • Acima de 700 pontos: baixo risco de inadimplência

Abaixo, mostro a tela inicial do programa e, sem medo de ser feliz, a minha pontuação atual:

serasa score

Fonte: Site do Serasa

Serasa Score: como aumentar?

Como podem observar, a minha pontuação no Serasa Score é próxima dos mil pontos. O legal é que sistema permite que você entenda o motivo da sua pontuação e saiba o que influencia para uma boa pontuação.

No meu caso, o que pesou para a perda de alguns pontos foi uma troca de carro recente com o pagamento de algumas parcelas para o próximo ano.

Entretanto, essa decisão foi tomada após estudo prévio. Temos um conteúdo sobre este tema: é melhor pagar à vista ou parcelar o saldo.

pontuação do serasa

Fonte: Site do Serasa

Com a possibilidade de entender o que forma a pontuação da Serasa Score, a possibilidade de aumentar o score dependerá apenas de você.

O fundamental é ter o nome limpo e pagar as contas sempre no prazo. Lógico que, em um país desigual como o Brasil, isso não é nada fácil para a maioria da população. E o que fazer então?

Dicas de como pagar as contas no prazo

O primeiro passo é colocar o orçamento no papel (ou na tela). Avaliar as receitas e despesas, entender quais são as despesas e classificá-las por prioridades.

A partir daí, buscar sanar as mais importantes e sempre conferir a possibilidade de feirões e propostas de pagamento com taxas mais atrativas.

Nesse sentido, outro ponto que contribui para uma boa pontuação no programa é o cadastro positivo.

Serasa Score – histórico de crédito

Além disso, com o cadastro positivo ativo, o Serasa Score leva em consideração todo o histórico de crédito, não só as contas que não foram pagas.

A saber:

  • Financiamentos
  • Cartões de crédito
  • Empréstimos com bancos e com o comércio
  • e outras contas que você paga todos os meses

Dessa forma, as empresas podem fazer uma avaliação geral do seu perfil para permitir a liberação do crédito. O fundamental, como visto no texto, é honrar os compromissos, como fatura do cartão de crédito, contas a pagar, empréstimos, etc..

Caso esteja em situação complicada, organize as receitas e despesas com bastante atenção. Aos poucos, sem pressa, mas sempre seguindo um plano traçado.

Feito isto, você terá tudo para aumentar cada vez mais sua pontuação no Serasa Score.

Raphael Carneiro
Raphael Carneiro
Jornalista e planejador financeiro
Certificação CFP (Certified Financial Planner) concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros.

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub