Tabela Fipe: entenda o que é e como funciona - TC

TC School / Primeiros passos

Tabela Fipe: entenda o que é e como funciona

08/03/2021 às 16:00

TC School

Entender a Tabela Fipe é um assunto importante para quem pensa em comprar, vender ou trocar de carro em 2021. Certamente você já leu em algum lugar a frase “Pagamos 100% da Tabela Fipe no seu usado”. Quantas vezes você já ouviu ou leu esse anúncio quando estava em pesquisa para comprar, vender ou trocar de veículo? É uma tática comum das concessionárias e lojas de revenda de automóveis.

O uso da Tabela Fipe é tão comum que caiu no nosso cotidiano sem que buscássemos mais explicações. Quase todo mundo tem noção do que significa a tabela Fipe, mas nem todos sabem de fato representa os preços dos carros pela tabela, como ela funciona e detalhes dessa métrica.

Esse é o motivo do texto de hoje. Explicar para você a Tabela Fipe no detalhe e suas utilidades para o mercado de carros usados (seminovos) e economia do país. Assim, além de ouvir e falar na hora da negociação ou troca de um veículo, você poderá entender e fazer melhor negócio. Elencamos o assunto em tópicos. Para melhor compreensão, nesse texto você vai encontrar:

  • O que é Tabela Fipe?
  • O que significa
  • Códigos
  • Entenda o cálculo dos preços
  • Tabela Fipe 2021: atualização

Boa leitura!

Tabela Fipe

O que é a Tabela Fipe?

A Tabela Fipe é a principal referência no mercado de carros usados, os chamados seminovos. É utilizada como base para a compra e venda dos veículos, assim como para o mercado de seguros. Ela traz o valor médio dos anúncios em todo o país e entram na conta carros, motos e caminhões.

A consulta aos valores é feita através do próprio site da Fipe –  ou através de sites especializados na compra e venda dos veículos, como UOL, Webmotors e iCarros.

Tabela Fipe: o que significa

Fipe vem de Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. É um órgão criado em 1973 com o objetivo de auxiliar a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

O preço médio de veículos

A fundação presta serviços ao governo e para empresas privadas. A Tabela Fipe é, na realidade, o Preço Médio de Veículos, que é um dos principais produtos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

Tabela Fipe: códigos

A busca de um modelo na Tabela Fipe é feita através do código correspondente do veículo. Para saber qual é esse código é bem simples. Você precisa entrar no site e clicar em “Índice e Indicadores“. A partir daí clica em “Preço médio de veículos” e segue a busca pela categoria que você deseja descobrir:

A partir da escolha da categoria, basta preencher os campos requisitados, que são:

  • Marca do veículo;
  • Modelo do veículo; e
  • Ano de fabricação do veículo.

Para efeito de exemplo, fizemos a busca pelo automóvel Ford Ka 2013. Você poderá fazer a consulta do carro que desejar. Confira abaixo como foi dado o resultado para a pesquisa que fizemos:

Entenda o cálculo dos preços

Agora que você já entendeu que a Tabela Fipe apresenta a média dos preços dos anúncios dos veículos em todo o país, deve estar se perguntando se a metodologia é simples assim. Simples, é. Mas não é somente a coleta de todos os preços e a média deles.

Para a realização dos cálculos, os pesquisadores coletam os dados e, na sequência, eles descartam os muito altos, muito baixos ou com alguma discrepância estatística. Com os dados restantes é criada a média dos preços dos veículos, que vai para o site e permite que o mercado tenha um balizador dos valores praticados de uma forma geral.

Tabela Fipe: atualização

Como o mercado é dinâmico, não faria sentido que a Tabela Fipe fosse estática. E não é mesmo. Ela é atualizada mensalmente com a média dos valores, o que permite que o valor do veículo exposto lá esteja mais próximo da realidade do mercado.

Vale lembrar ainda que a tabela é um índice de referência, não um determinador de preços. A variação do valor vai depender do estado do veículo, riscos e até mesmo do local onde ele é comercializado. Sem contar que a presença de intermediários pode afetar ainda mais o valor de cada negócio.

Educação Financeira

O TC School tem um material simples e descomplicado para te ajudar com a sua educação financeira e finanças pessoais. Queremos o desenvolvimento de cada um, do seu jeito, com responsabilidade e segurança. Olha só esse material bacana falando sobre educação financeira.

Você é capaz de aprender a investir. Estude e conheça mais sobre economia e investimentos. Se liga só, por exemplo, nesse artigo que fala sobre como montar uma carteira de ações. Acessa lá!

E não deixe de conferir também nossos textos sobre fundos imobiliários!

Mercado de Ações

A gente comunica com clareza para motivar a confiança de vocês! Olha só este vídeo no canal do TC School no YouTube sobre as melhores empresas da Bolsa de Valores para iniciantes:

Para se aprofundar nos estudos sobre o mercado de ações, navegue pelo site e aprenda, por exemplo, a calcular o valor intrínseco de uma ação! Ou ainda, aprenda o passo a passo dos principais múltiplos de valor de mercado avaliação relativa.

Livros para investidores iniciantes

No site também temos boas recomendações de livros sobre finanças, economia, administração, contabilidade e mercado financeiro. Leia algumas de nossas resenhas:

Ah, e se você tem primos ou irmãos menores, uma dica super legal é a coleção de livros infantis totalmente gratuitos que elaboramos especialmente para as crianças – “A árvore dos desejos”, é o primeiro livrinho da série.

Além de tudo isso, a gente também está no Instagram e no TikTok! Segue a gente lá!

Raphael Carneiro
Raphael Carneiro
Jornalista
Planejador financeiro associado à Planejar

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub