TC School / Primeiros passos

Principais possibilidades de investimento com a Selic baixa

30/11/2020 às 18:16

TC School TC School

É comum as pessoas ficarem com receio de fazer certos investimentos, ainda mais em momentos de crise como o que vivemos na atualidade, onde a taxa Selic está cada vez menor e batendo sucessivos recordes de baixa desde sua criação em 1996.

Porém, para o bom investidor este fato também pode trazer oportunidades, haja vista que mesmo com a queda da taxa Selic, é possível traçar estratégias e encontrar boas possibilidades de investimento.

Então tenha calma e estude suas alternativas, entenda exatamente como você pode fazer bom uso do seu dinheiro.

Ficou curioso e quer conferir as nossas de investimento para momentos de baixa na Selic? Então não deixe de ler este artigo até o final.

Boa leitura!

Melhores Investimentos com a Selic Baixa

Existem diversos tipos de investimento que se tornam atrativo de acordo com o cenário econômico nacional e mundial, para realizar Bons Investimentos, faz-se necessário estudar sobre o assunto e traçar estratégias de investimento.

Possibilidade #1: Ações

O mercado de ações é uma possibilidade de investimento para os investidores quando a remuneração da Selic está baixa.

Mesmo que tenha mais volatilidade e, como consequência, os riscos sejam bem maiores, destinar determinada porcentagem de recursos a essa categoria de ativo pode resultar em equilíbrio para o seu portfólio.

Para quem está começando em renda variável, os fundos de ações representam uma boa forma de ingresso.

O interessante é que nesse tipo de caso as estratégias de diversificação, e também de administração de ativos, acaba sendo designada a um gestor que já é profissional nesse assunto.

O outro grande benefício dos fundos de ações é que o aporte inicial desses recursos também acaba sendo muito menor, já que o investidor não necessita adquirir unicamente o lote mínimo de determinado papel.

Possibilidade #2: Fundos Imobiliários

Outra oportunidade de investimento com a Selic baixa são os Fundos de Investimentos Imobiliários (FLL).

Entenda que esses fundos são constituídos por um grupo de pessoas, chamadas de cotistas, com o propósito de fazer investimento no mercado imobiliário.

Isso acontece por aquisição ou por aluguel de imóveis, assim como também por investimento nos títulos de financiamento para o mercado imobiliário.

Saiba que quando a Selic está baixa, os FLL podem proporcionar mais rentabilidade, a titulo de informação, por exemplo, em 2019 o índice que foi responsável por medir o retorno dos fundos imobiliários, o IFIX, acabou valorizando 36%.

Já o CDI acabou acumulando 5,96% durante esse mesmo período, de acordo com os dados da B3.

Como funciona esse tipo de negociação?

A negociação desses fundos é em Bolsa, portanto essas cotas podem ser compradas e também vendidas todos os dias, sendo assim, é uma solução para quem está buscando por mais rentabilidade para ter uma reserva de emergência, sem poder deixar de lado a liquidez.

Ademais, todo rendimento do FLL não possui cobrança de imposto de renda.

A longo prazo, esse tipo de investimento pode ser bastante atrativo, pois além de conseguir os rendimentos periódicos, que são pagos para quem é cotista, o investidor poderá adquirir rentabilidade no momento de fazer a venda devido a valorização de determinada cota.

Não importa qual é a opção, a reserva de emergência, de curto ou longo prazo, faz com que os fundos imobiliários consigam favorecer a carteira mais rentável e diversificada.

Possibilidade #3: Tesouro Direto

Se alguém desejar ainda fazer aplicações no Tesouro Direito ainda poderá contar com algumas alternativas.

Primeiro, relembre como é que é o funcionamento do Tesouro Direto.

É por meio desse programa, que o Governo Federal irá fazer negócio online de venda dos títulos que são públicos, desta maneira, ao comprar um título do Tesouro Direito, o comprador estará emprestando recursos ao governo diante de uma promessa de receber juros.

Caso aconteça venda que seja adiantada, o governo irá garantir a recompra do título pelo mesmo valor que estava no mercado.

Sendo assim, essas particularidades tornam esse tipo de investimento um dos mais seguros atualmente no mercado financeiro do Brasil.

Há várias alternativas de produtos presentes no Tesouro Direto, cujos prazos e remunerações são bem distintas.

Tipos de Tesouro

No caso de Tesouro Prefixado, Tesouro IPCA+ e Tesouro Selic a remuneração é realizada de diferentes maneiras.

No Tesouro Prefixado, o investidor saberá ao fazer esse investimento qual é o valor da rentabilidade anual do papel, desde que ele fique até o vencimento.

No Tesouro IPCA+, o título tem uma parte da remuneração que será prefixada e a outra será atrelada ao índice IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

No Tesouro Selic, o título é atrelado à taxa Selic, ou seja, sua variabilidade é de acordo com a variação da taxa, onde a rentabilidade é menor quando a taxa se encontra baixa e maior quando a mesma esta em alta.

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub