TC School / Quant & Investimentos

Python: variáveis e depuração

07/05/2021 às 12:59

TC School

Aprender Python pode ser mais fácil do que você imagina! Nesta série de textos sobre a linguagem de programação, já temos muitos conteúdos que explicam os conceitos dessa linguagem de um jeito simples e descomplicado.

Portanto, dando continuidade ao nosso curso gratuito de Python, vamos tratar sobre variáveis. Ter uma vigorosa atenção e uma absorção dos conceitos básicos sobre qualquer assunto, faz com que você tenha mais facilidade ao decorrer dos estudos. Com a programação não é diferente. Aprender os princípios fundamentais para o desenvolvimento no Python será um diferencial na fixação do tema.

Para facilitar a compreensão, elencamos o texto a seguir nos seguintes tópicos:

  • Definição de variável
  • Nomenclatura de variáveis em Python
  • Depuração

Boa leitura!

aprender python

Variáveis em Python

Definição de variável

Uma variável é uma área da memória do computador na qual um valor é armazenado. Aos olhos do programador, esta variável é definida por um nome, enquanto para o computador é na verdade um endereço, ou seja, uma determinada localização da memória.

Para aprender Python é essencial entender bem este conceito. Na linguagem do programa, para declarar a variável e iniciá-la, devemos fazer isso na mesma linha do intérprete.

Para um melhor entendimento, veja os exemplos a seguir: a declaração de uma variável e sua inicialização são feitas ao mesmo tempo. Como exemplo, para facilitar a aprendizagem, testamos as seguintes instruções após iniciar o intérprete:

Neste exemplo, declaramos e inicializamos a variável TcSchool com o valor 10. Observe que, na realidade, várias coisas aconteceram:

  • Python “adivinhou” que a variável era um número inteiro;
  • Python alocou espaço na memória para acomodar um inteiro. Cada tipo de variável ocupa um espaço na memória. Python também tornou possível encontrar a variável sob o nome TcSchool;
  • Finalmente, Python atribuiu o valor 10 à variável TcSchool.

Em outras linguagens (em C, por exemplo), você deve codificar essas diferentes etapas uma por uma. No Python, sendo uma linguagem chamada de alto nível, a instrução simples TcSchool = 10 foi o suficiente para realizar as 3 etapas de uma vez!

Linhas 2 e 3. O interpretador nos permitiu conhecer o conteúdo da variável apenas digitando seu nome. Lembre-se disso porque é uma especificidade do interpretador Python, muito útil para depurar erros em um programa.

Por outro lado, a linha de um script Python que contém apenas o nome de uma variável — sem qualquer outra indicação, não exibirá o valor da variável na tela durante a execução. Entretanto, esta instrução permanece válida e não irá gerar um erro.

Observe também que o operador de atribuição é = usado em certo sentido. Por exemplo, a instrução TcSchool = 10 significa que atribuímos o valor localizado à direita do operador = (aqui, 10) à variável localizada à esquerda (aqui, TcSchool).

A variável também pode ser atribuída usando operações matemáticas com outras já atribuídas anteriormente, seguimos com o exemplo:

Nas linhas 1 e 2, as variáveis x e y foram atribuídas para valores do tipo inteiro e ponto flutuante, respectivamente. Em seguida, na linha 3 a variável z foi declarada a partir de uma operação matemática usando os valores atribuídos em x e y.

Por fim, na quarta linha, chamamos a variável z, mostrando assim o valor que foi alocado no endereço de memória da variável.

Os programadores frequentemente usam operações matemáticas durante os seus programas para resolver equações complexas. Portanto, é de suma importância saber os operadores aritméticos comentados no artigo anterior, no qual temos uma introdução sobre os conceitos básicos em Python.

Nomenclatura de variáveis em Python

Os programadores geralmente escolhem os nomes das variáveis com o significado da sua atribuição, para que seja mais fácil de lembrá-las quando for utilizar.

Contudo, é necessário se atentar a alguns pontos para que não dê erro no seu programa. As variáveis em Python devem seguir algumas regras, vejamos a seguir:

  • Somente letras, números e caractere uderscore (_) podem ser utilizados;
  • Não pode começar com números;
  • O nome deve ser constituído somente de uma palavra.

Agora, se liga nessa dica importante para aprender Python sem erro! Ressaltamos que o Python é sensível, ou seja, existe uma diferença entre letras maiúscula e minúscula nos nomes, o que significa que as variáveis TcSchool, tcschool ou TCSCHOOL são diferentes. Além disso, certifique-se de evitar o uso de palavras “reservadas” pelo Python como um nome de variável (por exemplo: print, range, for, from, etc.).

Depuração em Python

Existem três tipos de erros que podem ser apresentados durante seu programa, entre eles:

  1. O erro de sintaxe;
  2. Erro de tempo de execução; e
  3. Erro semântico.

É de grande importância conseguir identificar o erro para que você possa corrigi-lo e, assim, prosseguir com o seu programa. Vejamos em detalhes cada um deles para que você possa aprender Python e utilizá-lo da melhor forma.

  • Erro de sintaxe

A “sintaxe” refere-se à estrutura de um programa e suas respectivas regras. Se houver um erro de sintaxe em algum lugar no seu programa, o Python exibe uma mensagem de erro e para, não sendo possível executar o programa.

Nas primeiras poucas semanas da sua carreira em programação, você pode passar muito tempo rastreando erros de sintaxe. Ao adquirir experiência, você fará menos erros e os encontrará mais rápido.

  • Erro de tempo de execução

O segundo tipo de erro é o erro de tempo de execução, assim chamado porque o erro não aparece até que o programa seja executado. Esses erros também são chamados de exceções, porque normalmente indicam que algo excepcional (e ruim) aconteceu.

  • Erro semântico

O terceiro tipo de erro é “semântico”, ou seja, relacionado ao significado. Se houver um erro semântico no seu programa, ele será executado sem gerar mensagens de erro, mas não vai fazer a coisa certa. Vai fazer algo diferente.

Especificamente, vai fazer o que você disser para fazer. Identificar erros semânticos pode ser complicado, porque é preciso trabalhar de trás para a frente, vendo a saída do programa e tentando compreender o que ele está fazendo.

Considerações finais

Vimos neste artigo a noção de variável que é comum a todas as linguagens de programação. Porém, para aprender Python é importante atentar-se que o programa possui uma linguagem chamada “orientada a objetos”. Por isso, é possível que durante seus estudos você encontre a palavra objeto para designar uma variável.

Por exemplo, “uma variável do tipo inteiro” será equivalente a “um objeto do tipo inteiro”. Veremos mais a frente o que a palavra objeto realmente significa. Não deixe de acompanhar e ler todos os nossos artigos sobre Quant & Investimentos aqui no blog do TC!

Por fim, hoje finalizamos o artigo com os conhecimentos de como atribuir um tipo a uma variável e os possíveis erros que podem ocorrer durante o seu programa. Até a próxima aula!

Eduardo Paulino Soldé
Eduardo Paulino Soldé
Membro da equipe de Formula SAE, UFURACING.
Graduando em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia.

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub