Conceitos básicos de Python - TC

TC School / Quant & Investimentos

Conceitos básicos de Python

03/05/2021 às 11:24

TC School

Iniciamos hoje uma série de artigos com conceitos básicos de Python para que, aos poucos, você entenda como funciona o programa e possa utilizá-lo na análise de seus investimentos.

O principal desafio inicial para começar os estudos de Python é ter que instalar o programa no seu computador. Para quem já tem um conhecimento prévio do seu sistema operacional, não terá dificuldade na instalação. É recomendado que use um editor de código para ajudá-lo durante seus programas, esse recurso serve para apoiá-lo durante as fases de codificação testes.

No texto a seguir, discorremos a respeito de alguns conceitos sobre a programação em Python e fizemos operações básicas. Antes de darmos início a esses conceitos, é importante saber de fato o que seria um programa. Portanto, para facilitar os estudos, elencamos o artigo nos seguintes tópicos:

  • O que é um programa?
  • Primeiro programa
  • Valores e tipos

Boa leitura!

O que é um programa?

Pode-se dizer que um programa é uma sequência de instruções que especifica como executar uma operação computacional. A sequência de instruções pode ser algo para resolver uma solução matemática, mas também pode ser uma operação de computação simbólica, como a busca e a substituição de textos em um documento; ou algo gráfico, como o processamento de uma imagem ou a reprodução de um vídeo.

As instruções dadas pelo usuário, podem ser recebidas através de dados do teclado, de um arquivo da rede ou de algum outro dispositivo. A saída dessas instruções, podem exibir dados na tela, salvá-los em um arquivo, enviá-los pela rede, etc.

Após essa breve definição, antes de começarmos com nosso primeiro programa, ainda vale uma outra elucidação acerca do conceito de um interpretador e como este funciona na prática.

Interpretador do Python

O interpretador do Python é um programa que lê e executa o código Python. Dependendo do seu ambiente, é possível iniciar o interpretador clicando no ícone ‘Run’, ou digitando Python em uma linha de comando. Quando ele iniciar, você deverá ver uma saída como esta:

As duas primeiras linhas contêm informações sobre o interpretador e o sistema operacional em que está sendo executado, portanto podem ser diferentes para você.

No entanto, é preciso conferir se o número da versão, que é 3.9.2 neste exemplo, começa com 3, o que indica que você está executando o Python 3. Caso comece com 2, você está executando o Python 2.  Já na última linha, o ‘>>>’ indica que entramos no modo interativo e basta começar a escrever os comandos.

Agora que você sabe como inicializar o interpretador do Python e executar o código, vamos dar início ao primeiro programa. Você é capaz de aprender a investir. Estude e conheça mais sobre Quant & Investimentos. Se liga só, por exemplo, neste artigo que explicamos passo a passo como usar o Google Colab, um exemplo de interpretador do Python. Acessa lá!

Primeiro programa

Para dar início à criação do nosso primeiro programa em Python, faremos o que todo iniciante de programação costuma fazer: imprimir uma mensagem ‘Hello Word!’.

Para que seja impresso essa frase, devemos escrevê-la dentro das aspas, no interior dos parênteses da função print, como vemos a seguir:

>> print(‘Hello Word!’)

Hello Word!

Ao apertar ‘ENTER’, o programa será executado retornando a frase.

Operações aritméticas

No Python, podemos resolver problemas matemáticos utilizando operadores, que são símbolos especiais representando operações de computação. Para fazer uma operação matemática de adição, subtração, divisão, multiplicação e potenciação, utilizamos, respectivamente os operadores +, -, /, * e **.

Para melhor compreensão, elencamos exemplos com cada operador. Confira:

>> 5 + 5
10

>> 5 – 5
0

>> 5 / 5
1.0

>> 5 * 2
10

>> 5 * *2
25

Valores e tipos

Um valor é uma das coisas fundamentais que um programa pode manipular, como uma letra ou número. Usando tudo que vimos até agora, conseguimos classificar cada valor a um tipo, sendo o ‘Hello Word!’ uma string, o número 5 um número inteiro e por fim, o 50.0 ponto flutuante.

Caso queira que o interpretador identifique o tipo do valor, basta você usar a função type, como vemos a seguir:

Como se poderia esperar, números inteiros pertencem ao tipo int, strings pertencem ao tipo str e os números de ponto flutuante pertencem ao tipo float.

Com esse texto introdutório, você já possui conhecimentos para iniciar diferentes tipos de operações matemáticas utilizando programação. Por fim, para você conseguir absorver todo o conhecimento elencado acima, aprender e se desenvolver nessa linguagem, indicamos que você explore o conteúdo e treine bastante utilizando todas as funções.

Até o próximo texto!

Eduardo Paulino Soldé
Eduardo Paulino Soldé
Membro da equipe de Formula SAE, UFURACING.
Graduando em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia.

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub