TC School / Quant & Investimentos

Introdução ao controle de fluxo no Python

14/05/2021 às 12:27

TC School

Para quem está acompanhando a nossa série de artigos sobre Python, hoje iniciaremos o assunto sobre controle de fluxo. É de suma importância estar inteirado sobre esse tema, sabendo que é fundamental em qualquer linguagem de programação.

Dessa forma, no texto abaixo, elencamos alguns pontos importantes sobre valores booleanos no Python a partir de uma introdução à aplicação do controle de fluxo no programa. Você irá encontrar:

  • Programação de linguagem
  • Valores booleanos
  • Operadores de comparação
  • Operadores booleanos
  • Considerações finais

Boa leitura!

Programação de linguagem

A programação em si, não está somente em executar uma sequência de instruções, uma após a outra, como se fosse uma lista de tarefas. Mas sim, fazer com que independentemente do valor atribuído a uma determinada expressão, o computador terá que avaliar, decidir pular instruções, repeti-las ou escolher uma entre várias instruções para executar.

Contudo, antes de conhecer as instruções de controle de fluxo, inicialmente devemos aprender sobre os valores booleanos, operadores de comparação e os operadores booleanos.

Valores booleanos

Enquanto os tipos de dados inteiros, de ponto flutuante e string têm um número ilimitado de valores possíveis, o tipo booleano são dados que valem o valor “verdadeiro” ou o valor “falso”.

Em Python, os valores são True e False (com uma letra maiúscula). Como qualquer outro valor, os valores booleanos são usados em expressões e podem ser armazenados em variáveis.

Operadores de comparação

Operadores de comparação são usados para comparar objetos de todos os tipos de base uns com os outros. O resultado de um teste de comparação produz valores booleanos. Na tabela a seguir veremos os operadores de comparação:

controle de fluxo

Elaboração própria.

Esses operadores são avaliados como True ou False de acordo com os valores que for atribuído a eles. Agora testaremos cada um dos operadores:

>> x = 10 ; y = 15

>>> x == y

False

>>> x != y

True

>>> x > y

False

>>> x < y

True

Na primeira linha, atribuímos os valores de x e y.

Conforme esperado, == (igual a) é avaliado como True quando os valores em ambos os lados são iguais e != (diferente de) é avaliado como True quando os dois valores são diferentes.

Já em > (maior que) só irá retornar True caso o valor atribuído a esquerda for maior que o valor atribuído a direita e para < (menor que), irá retornar True caso a o valor atribuído a direita for maior que o valor atribuído a esquerda.

Os operadores == e != podem também ser utilizados para comparar strings.

Vejamos alguns exemplos na prática:

>>> ‘Tc School’ == ‘tc school’

False

>>> ‘Tc School’ == ‘Tc School’

True

Operadores booleanos

Os três operadores booleanos (and, or e not) são usados para comparar valores booleanos. A semântica (significado) destes operadores é semelhante ao seu significado em inglês.

Esses operadores lógicos avaliam as expressões e assim retornam um valor booleano. Vamos detalhar mais a fundo cada um desses operadores, iniciando pelos operadores binários.

Operadores booleanos binários

Os operadores and e or sempre aceitam dois valores booleanos (ou expressões), por isso são considerados operadores binários. Ao usar o operador and, ele irá avaliar a expressão como True se, e somente se, os dois valores booleanos forem True, caso contrário retornará False.

Já no operador or, será avaliado a expressão como True se um dos valores booleanos for True.

Vejamos alguns exemplos utilizando operadores binário e de comparação:

>> x = 10 ; y = 5 ; z = 0 ; w = 20

>>> (x < w) and (y > z)

True

>>> (x < w) and (y == z)

False

>>> (x < w) or (y == z)

True

>>> (x > w) or (y == z)

False

Nessas exemplificações, o computador avaliará inicialmente a expressão à esquerda e, em seguida, avaliará a expressão à direita. Quando souber o valor booleano de cada lado, ele avaliará então a expressão toda, reduzindo-a a um único valor booleano.

Operador not

Esse operador é aplicado somente a um valor booleano (ou expressão). De maneira simplificada ele fará com que o valor booleano seja atribuído ao seu oposto.

Para maior exemplificação, vejamos o exemplo:

>> x = 1 ; y = 5

>> z = not (x == y)

>> z

True

>> w = not (x < y) >>> w

False

Nesse exemplo, o computador determinou qual valor booleano da expressão entre parênteses e em seguida com o operador not, ele atribuiu o oposto do valor booleano para a variável.

Considerações finais

Chegamos ao fim de mais um artigo com conceitos básicos para você aprender Python de uma forma simples e descomplicada.

Por fim, introduzimos alguns conceitos que utilizaremos para aplicar nas instruções de controle de fluxo, no qual iremos discorrer nos próximos artigos. Não deixe de acompanhar! Ressalto a importância em ter uma base nos conceitos simples, o que facilitará o entendimento para as aplicações no futuro.

Eduardo Paulino Soldé
Eduardo Paulino Soldé
Membro da equipe de Formula SAE, UFURACING.
Graduando em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia.

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub