Aprenda como importar módulos em Python - TC

TC School / Quant & Investimentos

Importando Módulos no Python

24/06/2021 às 9:59

TC School

Antes de darmos sequencia á serie ‘Conceitos básicos em Python’, verifique a sequência de artigos encontrados em Quant & Investimento, assim você ficará iterado com o assunto dos próximos textos.

O assunto que vamos abordar no artigo de hoje, traz informações de uma forma simples e descomplicada de como importar módulos no Python.

O uso da importação faz com que traga arquivos que contém código Python, e dentro desses arquivos você vai encontrar funções de diversos tipos e mais variados propósitos. O agrupamento do código relacionado em um módulo, torna o código mais fácil de entender e usar, e também permite que o seu código fique mais organizado.

Para facilitar a compreensão da aplicabilidade desta função no Python, elencamos o artigo nos seguintes tópicos:

  • Como importar módulos em Python?
  • Instrução de importação Python
  • Caminho de pesquisa do módulo Python
  • Conclusão

Boa leitura!

módulos no python

Como importar módulos em Python?

O programa Python tem vários módulos padrão. Você pode verificar a lista completa de módulos padrão Python e seus casos de uso no site https://docs.python.org/3/py-modindex.html. Esses arquivos estão no diretório Lib dentro do local onde você instalou o Python.

Existem várias maneiras de importar módulos. Eles estão listados abaixo.

Instrução de importação Python

Podemos importar um módulo usando a instrução import e acessar as definições dentro dele usando o operador ponto, conforme vamos ver no exemplo abaixo:

Na primeira linha, importamos o modulo math, que contém funções relacionadas à matemática. Já na segundo linha do código, usamos a função print para printar o valor da definição pi relacionada dentro do modulo.
Quando você executa o programa, a saída será:

Importar com renomeação

Podemos importar um módulo renomeando da seguinte maneira:

Renomeamos o módulo math como m. Isso pode nos economizar tempo de digitação em alguns casos.

Observe que o nome math não é reconhecido em nosso escopo. Portanto, math.pi é inválido e m.pi é a implementação correta.

Importação específica

Podemos importar nomes específicos de um módulo sem importar o módulo como um todo. Aqui está um exemplo.

Aqui, importamos apenas o atributo pi do módulo math.

Nesses casos, não usamos o operador ponto. Também podemos importar vários atributos da seguinte maneira:

Quando você executa o programa, a saída será:

Importar todos os nomes

Podemos importar todos os nomes (definições) de um módulo usando a seguinte construção:

Aqui, importamos todas as definições do módulo matemático. Isso inclui todos os nomes visíveis em nosso escopo, exceto aqueles que começam com um sublinhado (definições privadas).

Atenção! Importar tudo com o símbolo de asterisco (*) não é uma boa prática de programação. Isso pode levar a definições duplicadas para um identificador. Isso também dificulta a legibilidade do nosso código.

Caminho de pesquisa do módulo Python

Ao importar um módulo, Python examina vários lugares. O intérprete primeiro procura por um módulo embutido. Em seguida (se o módulo integrado não for encontrado), o Python procura em uma lista de diretórios definidos em sys.path. A pesquisa está nesta ordem.

Podemos adicionar e modificar essa lista para adicionar nosso próprio caminho.

Conclusão

Durante esse artigo, abordamos inicialmente o que é um módulo e em seguida falamos diferentes técnicas para importar e usar módulos personalizados e integrados em Python.

Deve-se ressaltar que existe diversos tipos de módulos que nos irá ajudar ao longo dos próximos artigos. Caso queira ver alguns módulos na utilização para finanças, acompanhe os relatórios em Quant & Investimento, nele você pode encontra artigos com demonstração na pratica.

Deixarei alguns dos artigos para você acompanhar:

Eduardo Paulino Soldé
Eduardo Paulino Soldé
Membro da equipe de Formula SAE, UFURACING.
Graduando em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia.

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub