Instruções If, Elif e Else no Python - TC

TC School / Quant & Investimentos

Instruções If, Elif e Else no Python

27/05/2021 às 15:00

TC School

Uma declaração condicional em Python, também chamada de construção de condição, é uma declaração que acomoda uma condição dentro de si mesma. Essa condição é construída usando os operadores booleanos e de comparação em Python.

Já falamos detalhadamente sobre isso em artigos anteriores. Uma instrução condicional sempre gera uma saída booleana que é verdadeira ou falsa. Depois de gerar a saída, a instrução decide se deve mover-se para dentro do bloco condicional ou deixá-lo como está. Desta forma, o código dentro do bloco condicional é executado se, e somente se, a declaração condicional retornar verdadeira.

No texto de hoje elencamos as principais instruções condicionais utilizadas em Python. Você irá encontrar:

  • Instruções if
  • Instruções Elif
  • Instruções Else

Boa leitura!

python instruções

Instruções if

Começaremos nosso aprendizado sobre instruções condicionais com a instrução condicional mais usada não apenas em Python, mas em qualquer linguagem, ou seja, a instrução if.

A instrução condicional mais simples e mais usada em Python é a instrução “if ”. Muitas vezes você tem que decidir se quer seguir o caminho “ A ” ou “ B “, assim a instrução “if “ é utilizada para avaliar a expressão e executar o bloco condicional quando a afirmação é verdadeira. Você pode se lembrar da declaração como:

if (algo é verdadeiro)
// executa as instruções

Para uma maior exemplificação, seguimos para o exemplo:

x = 5
y = 10
if (x < y):
print(‘y é maior que x’)

A execução acima retornaria os seguintes resultados:

y é maior que x

Neste exemplo, usamos duas variáveis, x e y, que são usadas como parte da instrução if para testar se x é menor que y. Como x é 5, e b é 10, sabemos que 5 é maior do que 10, e assim nós imprimir a tela que “y é maior que x”.

Uma observação que deve ser ressaltada, é que todo o código que se destina a estar dentro da instrução condicional, deve ser identificado corretamente e em alinhamento.

O desalinhamento de até mesmo um simples espaço pode levar a exceções e erros.

Agora, a próxima etapa é: e se a condição for Falsa e quisermos imprimir algo (ou qualquer outra coisa)? Isso sai como a instrução condicional ” else ” em Python.

Instruções else

Uma cláusula if pode opcionalmente ser seguida de uma instrução else. Sempre que a instrução “if ” retornar False e o bloco condicional de “ if ” for ignorado, o bloco condicional de “else ” será executado.

Falando explicitamente, uma instrução else pode ser lida como “se esta condição for verdadeira, execute este código; se não (else) execute aquele código”. Uma instrução else não tem uma condição.

Continuando com o exemplo anterior, mudaremos o valor de x por y e adicionaremos a instrução else.

x = 10
y = 5
if (x < y):
print(‘y é maior que x’)
else:
print(‘x é maior que y’)

A execução acima retornaria os seguintes resultados:

x é maior que y

Agora sabemos como executar alguns códigos com base em certas condições. Em outras palavras, se a condição for verdadeira (executar se o bloco), caso contrário, execute o bloco else se a condição for falsa.

Contudo, há mais um caso de uso nas instruções condicionais. E se quisermos colocar mais uma verificação quando a condição “if ” falhar e não executar a instrução else diretamente?

Instruções elif

Elif é um termo bastante único, pois outras linguagens de programação não o usam.

Isto porque outras linguagens de programação usam “else if ” para colocar mais uma condição. Enquanto Python combina “else e if ” e o torna uma declaração condicional “elif ”.

O uso da instrução “elif” ficará mais claro por meio do exemplo a seguir. Portanto, continuando com o mesmo exemplo, tentaremos colocar mais uma verificação caso a instrução condicional “if ” falhe.

x = 10
y = 10
if (x < y):
print(‘y é maior que x’)
elif (x == y):
print(‘x é igual a y’)
else:
print(‘x é maior que y’)

A execução acima retornaria os seguintes resultados:

x é igual a y

Nesse exemplo usamos somente uma vez a instrução elif, mas você pode usar quantos quiser, embora sempre recomendemos números menores. Vemos que ao executar o programa, foi retornado o bloco que estava dentro do elif, pois a condição da instrução era verdadeira.

Chegamos ao final de mais uma aula deste mini curso gratuito sobre a linguagem de programação em Python. Durante esse artigo, abordamos algumas instruções que serão bastante utilizadas em controle de dados. Nos próximos artigos continuaremos mostrando algumas outras instruções, então fique ligado!

Eduardo Paulino Soldé
Eduardo Paulino Soldé
Membro da equipe de Formula SAE, UFURACING.
Graduando em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia.

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub