TC School / Quant & Investimentos

Estrutura de repetição: Loop for no Python

10/06/2021 às 12:24

TC School

Os Loops são utilizados para processar tarefas de programação repetitivas e é de grande valia aprender a utiliza-los para conseguir simplificar contas maçantes. Vimos no último artigo o Loop While e hoje durante esse artigo, vamos aborda outro tipo de estrutura de repetição, o Loop For.

No artigo de hoje, vamos abordar os seguintes tópicos.

  1.  O que é o Loop “for” do Python?
  2.  Como implementar Loop “for” em Python?
  3.  Implementar Loop “for” usando a função “range”

Boa leitura!

estrutura de repetição loop for

O que é o Loop “for” do Python?

O loop “for” em Python é uma maneira de executar um bloco repetitivo de código percorrendo uma sequência de qualquer tipo. A sequência pode ser uma lista, um dicionário Python, uma string, um intervalo de números, etc.

O loop “for” será executado até que todos os itens na sequência (ou qualquer outro objeto iterável) sejam percorridos completamente. Contudo, há uma exceção da instrução “ break ” que pode encerrar o loop no meio do caminho. Entretanto, ele percorrerá a sequência completamente.

A estrutura do loop ” for ” do Python é muito simples:

loop for

O “i” na estrutura é o nome da variável que pegará o valor do item atual da sequência. A “sequência” é a variável que denota o nome do objeto. Não se preocupe se as coisas não estiverem claras agora, elas ficarão quando implementarmos o loop “for” em Python de forma prática.

Como implementar Loop “for” em Python?

Antes de escrever nosso código de loop, precisamos criar uma sequência. Vamos usar uma lista que contém o nome dos meses. A inicialização da lista é a seguinte:

lista loop

Nota: O código acima usa “Listas em Python”, que será abordado nos capítulos posteriores.

Agora que temos nossa sequência pronta, podemos iterar sobre ela. Não há declaração prévia necessária para a variável que usamos dentro deste código. O seguinte programa de Python itera sobre a lista e imprime os elementos da lista como saída:

loop lista

No programa acima, a variável “i” assumirá valores de “Meses” um a um até que toda a lista seja percorrida.

Execute o código acima para produzir a seguinte saída:

loop lista

Espero que tenha sido fácil! Vamos dar mais um exemplo, um pouco diferente, para entender os fundamentos do loop “for” mais aprofundado.

Implementar Loop “for” usando a função “range”

Neste exemplo, iremos iterar sobre uma série de números usando a função “range”. O método “range” define um intervalo de números de forma contínua ou não contínua.

A função “range” em Python também pode funcionar para regredir uma sequência de números e seu funcionamento se assemelha ao loop “for” de outras linguagens. Como a função “range” funciona como um inteirado sobre os números, ele pode aceitar apenas inteiros como parâmetro.

A sintaxe deste código do Python com a função range é a seguinte:

função range

O loop acima será executado do valor mínimo ao máximo com um incremento de passo para a variável “i“. Para ficar mais claro, vamos ao exemplo:

O exemplo a seguir imprimirá os números de 1 a 10 com um incremento de 2.

for in range

O código acima produzirá a seguinte saída:

saída python

Espero que tenha entendido como funciona a função “range”!

Conclusão

Com essa breve abordagem, podemos ver que será muito versátil para o uso dos códigos aplicado a finanças. Os loops já abordados nessa série funcionará como um facilitador para fazer tarefas repetíveis.

Caso já queira ver como funciona na prática com alguns conceitos mais complexos, acesse o relatório em Quant & Investimentos e acesse o artigo Calcule o Beta em Python.

Eduardo Paulino Soldé
Eduardo Paulino Soldé
Membro da equipe de Formula SAE, UFURACING.
Graduando em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia.

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub