TC School / Quant & Investimentos

Instruções Break e Continue em Python

15/06/2021 às 13:15

TC School

Como vimos nos últimos artigos deste mini curso de Python, o loop automatiza a tarefa e repete de uma certa maneira. Entretanto, em alguns casos especiais precisamos encerrar o loop ou pular alguma iteração. Para isso usamos as instruções de controle de fluxo, break e continue.

Neste artigo você entenderá como utilizar a instrução break e continue na linguagem de programa Python. Para facilitar o aprendizado, elencamos o texto nos seguintes tópicos:

  • Instrução break
  • Instrução continue

Boa leitura!

break e continue em python

Instrução break

A instrução break se encarrega de encerrar o loop em que é usada. Se a instrução break for usada dentro de loops aninhados, o loop atual será encerrado e o fluxo continuará com o código seguindo o que vem após o loop.

Sabendo sua funcionalidade, iremos perceber que ao decorrer dos artigos, vai ser comum utilizar a instrução break para finalizar um determinado loop.

Agora vamos exemplificar mais a fundo:

Nesse primeiro exemplo, vamos utilizar o loop for, junto com a função range. Já dentro do loop, utilizaremos as instruções if e break.

Caso não conheça algum desses conceitos utilizados, verifique os artigos já publicados na seção Quant & Invest:

Inicialmente, na primeira linha foi criado um loop de 0 até 9. Já na segunda linha do código, implementamos uma condição que, se caso i for igual a 5, quebraremos esse circuito.

Para fazer essa regressão para a parte exterior do loop, nós usamos na linha 3 a instrução break. Enquanto i for diferente de 5, o resultado será o print do valor de i.

Vamos rodar o programa e ver a saída:

É visto com frequência esse tipo de instrução, então é de suma importância que você entenda como funciona. Caso não entenda, é recomendado que você teste fazendo alguns exemplos básicos.

Instrução continue

A instrução continue é muito semelhante a anterior. Mas quando se trata do funcionamento da instrução continue, ela funciona exatamente de forma oposta à instrução break.

Em vez de encerrar certas condições, ele pula para a próxima condição. Mas continuará a execução da instrução de loop de acordo com seu nome.

Vamos ver frequentemente o uso dessa instrução quando queremos ignorar alguma iteração, sem que pare o loop utilizado.

Para entender melhor, já vamos para o exemplo:

Considerando o exemplo anterior, mudando somente a instrução break pela continue.

Na terceira linha, usamos a instrução continue para que se o valor de i for igual a 5, ele irá pular essa iteração e ir para a próxima.

Vamos rodar o programa e ver a saída:

Nesse exemplo vimos que quando o valor 5 foi encontrado, ele não print o valor de i no terminal.

Conclusão

A principal diferença entre ambas instruções que vimos durante esse artigo, é que quando a palavra break for encontrada, ele termina a execução do loop atual e passa para a próxima linha fora do loop, mas quando for encontrado a palavra continue, ele irá pular a iteração atual e vai continuar na próxima iteração do loop.

Conseguindo entender de fato esses conceitos básicos, irá facilitar o controle de fluxo dentro de um loop.

Eduardo Paulino Soldé
Eduardo Paulino Soldé
Membro da equipe de Formula SAE, UFURACING.

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub