TC School / Quant & Investimentos

Funções em Python: A importância para programas mais complexos

02/07/2021 às 9:13

TC School

Aprender Python pode ser mais fácil quando o conteúdo é explicado de modo simples e descomplicado. É a ideia desta série de textos com conceitos básicos sobre o programa.

Já vimos estruturas de repetição, tais como:

Vimos também as instruções:

No decorrer desse artigo, será destrinchado sobre funções em Python, tal assunto é de suma importância ter domínio durante programas mais complexos.

As funções em Python são seções de código destinadas a um propósito específico (ou função). As funções ajudam a modularizar o código e torná-lo reutilizável. Ao final deste artigo, você terá uma ideia sobre a anatomia de uma função Python, como defini-la e chamá-la, o escopo das variáveis usadas dentro das funções, etc.

  • Componentes de uma função;
  • Instrução de retorno;
  • Escopo de variáveis;
  • Argumentos de função;
  • Conclusão.

Boa leitura!

funções em python

Funções em Python

Componentes de uma função

Existem vários componentes que constituem uma função. Temos um texto onde falamos sobre condições e funções em Python.

componentes de função

Uma função em Python é definida usando a palavra-chave def seguida pelo nome da função. O nome da função é seguido por parênteses (), que pode ter argumentos opcionais. O corpo de uma função pode começar com uma Docstring opcional seguida pelas instruções a serem executadas na função.

O nome das funções segue as mesmas regras para nomear variáveis em Python.

Os argumentos podem receber valores como entrada para uma função. Esses valores são chamados de argumentos ou parâmetros de função. Eles são opcionais.

Documentation String

A Docstring, abreviação de Documentation String, é uma instrução opcional no início do corpo da função. Geralmente é usado para descrever o que a função faz. É uma boa prática de desenvolvimento incluí-los.
Para uma função, podemos acessar sua docstring com o atributo __doc__. Veja o exemplo abaixo:

docstring

O código acima fornece a seguinte saída na execução:

saída

Instrução de retorno

A instrução de retorno sai de uma função e muda o controle de volta para onde a função foi chamada com o valor retornado. Por exemplo:

instrução de retorno

O código acima fornece a saída da soma dos argumentos.

Caso uma instrução de retorno não esteja presente ou return seja usada sem qualquer expressão dentro de uma função, um objeto None é retornado pela função. Por exemplo, se comentarmos a instrução return da função acima e a chamarmos, obteremos um objeto None.

objeto none

O código acima fornece a seguinte saída na execução:

none

Uma vez que uma função Python foi definida, ela pode ser chamada em outra seção do código como uma outra função ou programa.

Podemos chamar uma função simplesmente digitando o nome da função com os parâmetros apropriados. No exemplo acima, a função add_num é chamada dentro da função print() usando a instrução add_num(7, 3).

Escopo de variáveis

O escopo de uma variável se refere ao segmento do código no qual a variável está acessível. Variáveis definidas dentro de uma função têm sua pontuação limitada à função. Eles não podem ser acessados de fora e só saem da memória enquanto a função for executada.

Variáveis com escopo limitado são chamadas de variáveis locais. Nos exemplos acima da função add_num(), total() é uma variável local. Variáveis que podem ser acessadas em todo o programa são chamadas de variáveis globais. O exemplo abaixo ilustra a diferença:

variável global

O código acima fornece a seguinte saída na execução:

saída

Vemos que a variável global x está acessível tanto dentro como fora da função, mas a variável local y só está acessível dentro da função. Este é o motivo pelo qual obtemos um erro ao acessar y fora da função.

Argumentos de função

As funções podem incluir os seguintes tipos diferentes de argumentos.

Argumentos posicionais: os argumentos posicionais são argumentos que precisam ser incluídos na posição ou ordem apropriada.

argumentos

No exemplo acima, durante a chamada da função add_num(), 7 e 3 são argumentos posicionais. Eles são atribuídos x e y, respectivamente, devido à posição em que ocorrem.

Argumentos de palavra-chave: os argumentos de palavra-chave são precedidos por um identificador durante a chamada da função.

função

No exemplo acima, 7 e 3 são argumentos de palavra-chave. Eles são atribuídos a y e x respectivamente.
Também podemos atribuir um valor padrão a um argumento. Este valor padrão é usado quando nenhum valor é passado para esse argumento.

Conclusão

Neste artigo, vimos as funções em Python, seus componentes individuais, os diferentes tipos de argumentos e o escopo das variáveis locais e globais junto com alguns exemplos. Este artigo segue a sequência da série dos conceitos básicos em Python, para se manter atualizado, acompanhe o próximos artigos em Quant & Investimento.

O blog do TC School quer comunicar de maneira simples, prática e o mais acessível possível! Portanto, se liga só quanto conteúdo bacana você encontra por aqui:

Além disso, não deixe de acompanhar nosso canal no YouTube!

Eduardo Paulino Soldé
Eduardo Paulino Soldé
Membro da equipe de Formula SAE, UFURACING.
Graduando em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia.

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub