TC School / Quant & Investimentos

Introdução ao Python: primeiros passos com o Google Colab

19/01/2021 às 12:05

TC School TC School

Uma das formas de investir com mais segurança é adquirir competências como, por exemplo, saber utilizar a análise de dados quantitativos. Por isso, iniciamos hoje uma série de artigos sobre análise de investimentos a partir da programação com Python.

Quer aprender a programar com Python e deseja utilizá-lo para analisar investimentos? Esse é o primeiro artigo com uma introdução objetiva e prática da programação com Python, demonstrando os primeiros passos para que você comece a escrever programas direcionados à análise de investimentos.

O que você verá nesse artigo:

  • Por que aprender a programar?
  • Por que Python?
  • Primeiros passos: qual ferramenta?
  • Começando a utilizar o Google Colab

Boa leitura!

programação Python

Programação Python

Por que aprender a programar?

Aprender a programar é uma das habilidades mais importantes para profissionais que lidam com a tarefa de solucionar problemas, pois é a partir dela que as soluções podem ser implementadas.

Algumas pessoas pensam que a habilidade de programar deve ser aprendida por todos. Diversos expoentes da tecnologia e líderes mundiais como Bill Gates, Steve Jobs, Mark Zuckerberg, Justin Trudeau, Barack Obama entre outros ajudam a propagar essa ideia, de que aprender a programar é importante para qualquer pessoa.

Conforme pesquisador do MIT, programar será tão importante quanto saber ler e escrever, pois ela nos permite novas formas de ver o mundo e de pensar.

É preciso dizer algo mais? Aprender a programar para poder ditar as regras e controlar os artefatos tecnológicos à disposição. Implementar qualquer ideia que surgir em sua mente, como:

  • implementar cálculos simples e complexos;
  • desenvolver e aplicar metodologias científicas; e
  • testar hipóteses e estratégias de investimentos.

Isso mesmo, tudo isso e muito mais pode ser realizado através da programação. Agora nos resta saber o porquê da linguagem de programação Python. Isso você saberá a seguir.

Linguagem de programação Python

Por que Python?

Antes de ensinar como utilizar o Python, vamos conhecer um pouco da história e o porquê de utilizar essa linguagem de programação que é muito popular atualmente.

A linguagem Python foi criada por Guido van Rossum em 1991 com o propósito de ser simples e elegante. Isso é evidente quando comparamos códigos escritos em Python com outras linguagens como C/C++, Java, R etc.

Diante dessa simplicidade e elegância, o Python se tornou uma das mais populares linguagem de programação dos cursos introdutórios das melhores universidades norte americanas.

Além disso, ela possui diversas bibliotecas (Numpy, Pandas, Scipy, Statsmodels, entre outras) que auxiliam os usuários a realizarem análise e manipulação de dados. Isso mesmo, o que você faz nas planilhas eletrônicas (Excel, Google sheets, etc.) pode ser realizado no Python, com o benefício de que tudo ficará registrado.

Ao utilizar o Python, você não sofrerá o risco de esquecer os cálculos realizados e os passos empregados para organizar/estruturar as tabelas e os dados. Portanto, poderá compartilhar o seu estudo/trabalho para seus colegas, os quais poderão reproduzi-lo e chegar ao mesmo resultado.

Instalar o Python

Primeiros passos: qual ferramenta?

É possível utilizar o Python de duas formas: você pode instalar o Python direto no seu computador pessoal ou através do Google Colab, que é um serviço de nuvem gratuito disponibilizado pelo Google. Nossa intenção é a de simplificar sua vida, portanto, ao invés de instalar o programa, vamos recomendar que opte pela segunda opção.

Google Colab

O Google Colab é a solução perfeita para quem está iniciando no Python, pois vai te poupar tempo de instalação e configuração dos programas necessários para utilizar o Python em sua própria máquina. O único pré-requisito necessário é ter acesso à conexão de internet e possuir uma conta vinculada ao Google.

Alguns dos benefícios do Google Colab:

  • Principais bibliotecas previamente instaladas, como Matplotlib, Numpy, Pandas, Scipy, Statsmodel, Scikit-learn etc;
  • Similar ao Jupyter Notebook (ferramenta que permite escrever códigos e texto para produzir conteúdo);
  • Recurso de colaboração; e
  • Os notebooks (documento elaborado no Google Colab) são armazenados no Google drive.

Começando a utilizar o Google Colab

Antes de abrir o Google Colab, certifique-se de que está logado na sua conta do Google. Em seguida, acesse o endereço: https://colab.research.google.com/ e clique no botão “NEW NOTEBOOK” para criar um novo caderno. Abaixo está demonstrada a tela com um destaque para o local que deverá ser acessado:

Assim que você criar o notebook (caderno), surgirá uma tela com o título do documento “Untitled0.ipynb”, o qual pode ser editado. Logo abaixo, você poderá acessar algumas opções de arquivo (File), edição (Edit), visualização (View), inserir (Insert), tempo de execução (Runtime), ferramentas (Tools) e ajuda (Help).

Rolando a página, aparecem duas opções, uma para criar um bloco de código (+ Code) e outra para criar um bloco de texto (+ Text). No campo central, abaixo das duas opções supracitadas, e onde está selecionado o cursor, tem-se uma célula de código que interpreta a linguagem Python. Veja a seguir:

Pronto, agora você já possui a ferramenta operacional para começar a escrever programas em Python. No próximo artigo veremos como implementar os primeiros programas para realizar cálculos e salvar valores. Acompanhe os textos de nossa categoria “Quant & Investimentos“.

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok! Segue a gente lá!

Filipe Coelho de Lima Duarte
Filipe Coelho de Lima Duarte
Professor do Departamento de Finanças e Contabilidade da UFPB.
Doutorando em Ciências da Computação pela UFPE, mestre em Ciências Contábeis
pela UFPB e graduado em Ciências Atuariais na UFPB. Atuário – MIBA nº
2829.

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub