Introdução ao R: primeiros passos com o RStudio - TC

TC School / Quant & Investimentos

Introdução ao R: primeiros passos com o RStudio

29/07/2021 às 9:49

TC School

Não se faz mais finanças sem a análise de dados. Seja por análise de demonstrações contábeis pelo Excel ou análise de dados quantitativos. Dando sequência à nossa série de artigos sobre Quant & Investimentos, te apresentaremos uma linguagem de programação alternativa ao Python: o RStudio.

O que você verá neste artigo:

  • O que é o Software R?
  • Por que aprender o programa R?
  • Primeiros passos: como instalar o software R?
  • Começando a utilizar o RStudio

Boa leitura!

RStudio

O que é o software R?

O R é uma linguagem de programação estatística orientada a objetos. Nasceu no departamento de estatística da Universidade de Auckland, quando seus fundadores, Ross Ihaka e Robert Gentleman, viram a necessidade de um melhor ambiente de software para o laboratório da área.

O software R foi desenvolvido como um projeto GNU, similar a linguagem S, com interface e linha de comando similares. Seu nome foi inspirado pela inicial dos seus dois criadores, Ross e Robert.

O programa R está disponível como um software gratuito que compila e roda em várias plataformas UNIX (Incluindo Linux e FreeBSD), além de Windows e MacOS. Pela simplicidade de sua sintaxe e pelo uso massivo da comunidade estatística, o R tornou-se uma das linguagens mais populares do mundo, se expandindo para as mais diversas áreas de conhecimento.

Redmonk

Fonte: Redmonk

Em um levantamento trimestral realizado pelo site Redmonk, o R aparece entre as linguagens mais populares tanto na plataforma do GitHub quanto no Stack Overflow.

Está gostando? Viu como pode ser fácil aprender o programa R? Continue acompanhando. No final do texto falamos sobre o RStudio, um dos melhores ambientes de desenvolvimento para poder escrever o seu código R.

Por que aprender a programar no software R?

Quando se trabalha com qualquer coisa relacionada a finanças, é praticamente impossível viver sem usar o Excel® (ou o Spreadsheets).

O Excel® é uma das ferramentas mais populares para os investidores e analistas que lidam com um conjunto de dados médios ou pequenos.

O problema é que quando os conjuntos de dados vão ficando maiores, o programa começa a levar muito tempo para calcular.

É aí que o R aparece!

Com ele você pode importar datasets enormes de várias fontes diferentes (incluindo do Excel®), aplicar métodos estatísticos, fazer modelos financeiros, criar gráficos e facilmente exportar e compartilhar seus projetos.

Outras Vantagens do software R

  • Comunidade que oferece bastante suporte, inclusive com vários artigos em português (ver rpubs.com);
  • Possui diversas bibliotecas únicas e funções para métodos estatísticos e computacionais;
  • Sintaxe mais simples que facilita o aprendizado;
  • Boa integração com outras linguagens de programação (Python, SQL, C++);
  • Bela capacidade de visualização de dados com o ggplot2 e o gganimate.

Praticamente tudo que você pode fazer com o Python e o Excel® você também pode fazer no programa R. Entretanto, é importante ter em mente que cada uma dessas ferramentas tem um uso mais adequado.

O Excel/VBA, por exemplo, é superior para análise e modelagem de demonstrações financeiras.

Já o Python é superior para certos métodos estatísticos, enquanto o programa R se destaca pela sintaxe simples e facilidade de acesso a dados nacionais, com bibliotecas e APIs que dão acesso a séries históricas do Banco Central e das empresas e fundos da B3.

A intenção aqui não é apontar qual é a melhor linguagem de programação, mas sim argumentar que o VBA, o R e o Python são linguagens complementares, sendo cada uma delas importante para seus respectivos propósitos.

Primeiros passos: como instalar o R?

Instalar o R é bastante fácil, basta ir em seu website: R: The R Project for Statistical Computing (r-project.org)

download R

Clique em “Download R” e você será redirecionado para a seguinte página:

download R

Escolha qualquer um dos mirrors em azul, de preferência os abaixo de “Brazil”. Você deverá ser redirecionado para uma página como esta:

download R-2

Clique em “Download R for …”, dependendo de qual for o seu sistema operacional.

download R-3

No subdiretório base, clique em “install R for the first time”.

download R-4

Finalmente, clique em “Download R 4.1.0 for Windows” e instale o .exe (no caso do Windows).

download R

*Para evitar futuros problemas, siga as definições padrão do instalador.

Agora que você possui o R instalado, vai precisar de um ambiente de desenvolvimento para poder escrever seu código.

O melhor no caso do R é o RStudio.

RStudio

O RStudio é uma IDE (Integrated Development Evironment) que inclui editor de sintaxe, console e ferramentas para plotar gráficos, debugging e gerenciamento de workspace.

O RStudio está disponível nas versões open source (código aberto) e comercial, e funciona no Windows, Mac e Linux. Para baixar o RStudio basta entrar em seu website e efetuar o download para o seu respectivo sistema operacional.

download R

Começando a utilizar o R Studio

Ao abrir o RStudio, você vai se deparar com uma tela assim:

usando R

No menu “File” (arquivo) selecione a opção de criar um novo projeto, em seguida escolha para criar em um novo diretório.

menu R

Dê nome ao seu projeto e selecione a pasta que ele vai ficar. Viu como pode ser fácil utilizar o RStudio?

novo projeto

Com o projeto criado, vamos criar o primeiro código no próprio console do software R:

> print(“TC School”)

[1] “TC School”

Pronto, o console executou seu primeiro código no R! Você utilizou a função print() para mostrar uma mensagem na tela do console:

função()

Help

Várias vezes você irá se deparar com códigos cujas funções você ainda não conhece. Você pode usar o “Help” do R para conseguir a documentação da função, obtendo assim todas as informações disponíveis sobre ela:

> help(“print”)

print values

O comando “??” e “RSiteSearch(“print”)#” tem finalidade parecida, eles pesquisam dentro do site do R mais informações sobre o termo ou função em questão.

> RSiteSearch(“print”)

A search query has been submitted to http://search.r-project.org

A página de resultados deverá abrir no seu navegador em breve.

página

Bônus: Deixando o RStudio no modo escuro

Por último, mas não menos importante, se você se incomoda com a tela branca do console como eu, você pode deixar o RStudio no modo escuro.

Vá em Tools (Ferramentas) > Global Options (Opções Globais) > Appearance (Aparência)

RStudio black

Em “Editor’s theme” (Tema do editor) escolha um tema escuro.

Pronto! Agora você já possui a ferramenta operacional customizada para começar a escrever programas em R.

No próximo artigo veremos como implementar os primeiros programas para realizar cálculos e salvar valores com o RStudio. Acompanhe os textos de nossa categoria “Quant & Investimentos“.

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Lucca Carlini
Lucca Carlini
Estudante de Economia na UFPE 

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub